Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Ceamazon formalizam acordo para instalação de novo sistema de monitoramento de energia elétrica

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h36

23.05.2019 Reunião Ceamazon Foto Lucas Brito site3

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica para a instalação de um novo sistema de monitoramento de energia elétrica capaz de otimizar o seu uso nos espaços da Universidade. Esse sistema está em conformidade com as normas e os padrões de funcionamento e desempenho de distribuição de energia elétrica no País (Prodist), estabelecidos pela ANEEL.

O foco do sistema é o monitoramento da qualidade e eficiência da energia elétrica que chega aos ambientes da Universidade. A expectativa é de que a manutenção da qualidade da energia reduza possíveis perdas financeiras e materiais, uma vez que diminui a queima de equipamentos eletrônicos e evita a possibilidade de penalização pelo mau uso da rede elétrica, o que irá impactar positivamente no orçamento da UFPA.

373x212 23.05.2019 Reunião Ceamazon Foto Lucas Brito site5“Para nós, este projeto é muito importante, porque atende às nossas necessidades de redução das despesas com energia e ao nosso interesse na produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologia para a eficiência energética”, ressaltou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Além da importância financeira, o Prodist também tem funcionalidade ambiental e educativa, ao possibilitar a redução do dióxido de carbono (CO2) e de outros gases de efeito estufa  e ao permitir que as pessoas tenham mais consciência do gasto energético e passem a adotar um consumo mais racional.

“Este sistema de gestão servirá para enxergar as variáveis elétricas das diversas unidades da UFPA. Então, esta parceria com a UFPA visa não somente reduzir a tarifa como também melhorar o uso da energia elétrica. Queremos tornar eficiente o campus da Universidade”, explicou a coordenadora de Projetos do Ceamazon, professora Maria Emília Tostes.

373x212 23.05.2019 Reunião Ceamazon Foto Lucas Brito site2Eficiência institucional - O projeto de instalação do sistema conta com o apoio da Pró-Reitoria de Administração, para a oferta de bolsas para os alunos de graduação e de pós-graduação que irão integrar a equipe de instalação e monitoramento, e da Prefeitura Multicampi, responsável pelo fornecimento dos dados sobre os prédios, os sistemas elétricos e a conta contrato da UFPA.

Atualmente, seis prédios da Instituição estão sendo avaliados para novas instalações, e a previsão é de que o sistema chegue a 40 unidades no total. “É importante que cada unidade tenha conhecimento do seu consumo, para que os gestores possam saber o custo da sua energia e pensar em uma melhor eficiência”, lembrou Edson Ortiz, professor da UFPA que integra a equipe do Ceamazon responsável pela execução do projeto.

373x212 23.05.2019 Reunião Ceamazon Foto Lucas Brito site4Ceamazon – É o primeiro Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia. Foi criado por meio de uma iniciativa de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Eletrobras e o governo do Estado do Pará.

O objetivo do centro é apresentar propostas inovadoras para o uso racional e eficiente de energia na Amazônia, além de promover o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares no âmbito das Engenharias Elétrica, Mecânica, Civil e Química, bem como da Arquitetura e Urbanismo, entre outras áreas.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito