Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Xirê da Leitura destaca poesia de mulheres negras em sarau
Início do conteúdo da página

Projeto Xirê da Leitura destaca poesia de mulheres negras em sarau

  • Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h39

Projeto xirê de elitura

O Projeto de extensão da UFPA “Xirê da Leitura: Mulheres Negras Grafando Memórias em Letras de Poesia”, contemplado pelo Edital Pibex/Proex/UFPA/2019, compartilha poesias produzidas por mulheres negras e realizará mais um sarau literário no dia 28 de junho, das 19h às 21h, na livraria IfáCasa do Saber. Durante o evento, serão apresentadas as publicações Ser ou Não Ser, de May Ayim, e Mulheres de Fogo, de Roberta Tavares.

Os poemas serão declamados pela professora Anna Maria Linhares e pela cientista social Tainara Pinheiro. Após a apresentação das obras das autoras, será aberta a participação para pessoas que desejem recitar poesias de outras autoras ou de autoria própria. A intenção é fomentar um espaço de divulgação da poesia negra, de criação das memórias poéticas e de troca de afetos entre o público presente.

Xirê de Leitura - O projeto pretende divulgar poesias escritas por mulheres negras como uma forma de propagar as vertentes literárias, os modos de escrita e as abordagens plurais. Para isto, são realizados saraus literários mensalmente, em que há a socialização de produções feitas com trabalhos de poetisas negras brasileiras e estrangeiras, como Cidinha da Silva, Roberta Tavares, May Ayim, Odete Semedo, Elisa Lucinda, Angèle Bassolé Ouédraogo, Noémia de Sousa, Tatiana Nascimento, Cristiane Sobral, Luz Gomes, entre outras.

O programa adota os princípios do Xirê, no qual as palavras se movimentam em círculo com toda a sua sonoridade, como uma forma de desconolizar o saber, o ler e o escutar. “É inconcebível anular os efeitos nefastos do racismo e do sexismo ditando o que é arte e, acima de tudo, colonizando o nosso olhar e escrita, a ponto de elegermos e reconhecermos ‘intencionalmente’ os corpos brancos como produtores ‘legítimos de arte’”, explica a coordenadora do projeto, professora Luzia Gomes, docente do curso de Museologia (FAV/ICA/UFPA).

Serviço:
Projeto de extensão da UFPA “Xirê da Leitura: Mulheres Negras Grafando Memórias em Letras de Poesia”
Data: 28 de junho de 2019
Local: livraria Ifá: Casa do Saber, localizada no bairro Marco, rua Barão do Triunfo, nº 3174, entre Almirante Barroso e 25 de Setembro.
Hora: das 19h até as 21h
Não é necessária inscrição prévia.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página