Página inicial > Ultimas Notícias > Parfor UFPA forma 40 novos pedagogos no município de Bujaru

Parfor UFPA forma 40 novos pedagogos no município de Bujaru

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h24

Bujaru 01 turma de pedagogia foto Alexandre Yuri

Quarenta novos pedagogos receberam a titulação no dia 28 de maio em Bujaru, durante a cerimônia de formatura da terceira turma do curso de Pedagogia, promovida no município pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Esta foi a décima turma de licenciatura formada pelo Parfor no município, que também já recebeu pela UFPA uma turma de Matemática, uma de Geografia, uma de Letras - Língua Portuguesa e uma turma de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, além de outras três turmas de Pedagogia, formadas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA).

373x212 Bujaru 02 Regiane Albernaz foto Alexandre YuriA cerimônia foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, lugar com simbolismo especial para a professora Regiane Albernaz. Ela faz parte de uma associação de agricultores com os irmãos, que atuam na agricultura familiar, e ela foi a primeira da família a conquistar uma graduação. "Com os conhecimentos que a Universidade me trouxe, eu poderei contribuir com o grupo de que faço parte como pedagoga, seja no sindicato, seja na associação, não como uma obrigação, mas é uma consequência eu retribuir nesses espaços", diz a professora.

Regiane Albernaz relembrou a trajetória da família durante sua formatura. "Somos uma família do campo, fomos vítimas de violência doméstica e viemos para a cidade. Me formar é superar essa história e fazer com que outras pessoas, através do meu trabalho, também superem. Fortalecer as pessoas, orientar, fazer com que as pessoas também sonhem, assim como eu sonhei e agora consigo celebrar neste momento", comemora a pedagoga, que comemorou ao lado da família.

A formatura foi celebrada ao lado da família, principalmente de sua mãe, Maria Regina Vieira, que foi sua paraninfa durante a cerimônia. "Eu estou muito feliz com essa conquista dela, que também é uma conquista minha, apesar de não ter estudado até esse ponto, mas fico muito feliz por ela", contou Maria Regina.

373x212 Bujaru 03 profa Vilma Bricio foto Alexandre YuriInteriorização - Durante a cerimônia de formatura, a UFPA foi representada pela professora Vilma Brício, que defendeu a importância das ações de interiorização da Instituição. "O Parfor é o maior programa de formação de professores no Brasil não mais só na capital, não só nas cidades dos campi, mas fazendo aquilo que chamamos de 'a interiorização da interiorização'", explicou Vilma Brício.

"Outorgar o grau de pedagogos é também mostrar a nossa forma de resistência na Educação, sobretudo no momento atual, em que a Educação está sendo atacada e os professores estão sendo atacados. Nós temos o compromisso de formar crianças, jovens, adolescentes, adultos, cidadãos críticos, participativos, que atuem na sociedade", defendeu a professora.

A coordenadora do Parfor em Bujaru, Maria do Socorro Lima dos Reis, também defendeu a importância da valorização da Educação no momento atual do País. "Em Educação, não se gasta, se investe. É por meio de uma Educação de qualidade que podemos formar cidadãos que colaborem com a edificação de uma sociedade melhor para todos", disse a coordenadora.

373x212 Bujaru 04 Daniel Dias foto Alexandre YuriSonho realizado - Para o professor Daniel Dias, a formatura pela UFPA é a realização de um sonho para toda a família. "O maior sonho do meu pai era ter filhos que um dia entrassem na universidade. Ele não chegou a entrar, mas sempre incentivava a gente. Minha esposa e filhos também. Não é um sonho só meu, é uma conquista da minha família também". Daniel Dias disse ainda que, mesmo com as dificuldades na vida pessoal, sempre buscou a excelência durante o curso. "Tive problemas familiares, perda de irmãos, isso abalou um pouco, mas não me fez desistir. Às vezes, faltava dinheiro, porque eu moro longe de onde estudava, mesmo assim eu vinha com muito entusiasmo. Não perdi nenhuma disciplina, não reprovei nenhuma e todas as minhas médias foram de bom a excelente”, afirmou.

A dedicação e o empenho durante o curso já começaram a se refletir em sua carreira na Educação. "Já me chamaram para trabalhar em outras escolas por causa da qualidade do trabalho que agora eu tenho promovido, por meio dessa formação do Parfor em Pedagogia", diz o pedagogo que pretende ainda seguir na pesquisa em Educação, seguindo para o mestrado e o doutorado.

373x212 Bujaru 05 Cristina Rafaela foto Alexandre YuriPara a professora Cristina Rafaela, a esperança é de que a formatura em Pedagogia motive os irmãos a buscarem a graduação. "Eu sou a filha mais velha de sete filhos e a primeira a se formar pela UFPA. Espero que seja um incentivo para os meus irmãos, porque um deles tentou fazer uma faculdade, mas ele teve que abandonar também por causa da dificuldade financeira", disse.

A mãe de Cristina Rafaela, dona Vandira da Silva, também comemorou a formatura da filha. "Estou muito contente mesmo de ter visto que ela se esforçou tanto. Ela é uma menina muito esforçada, uma filha muito dedicada, muito boa, muito estudiosa e prestativa. Ela é um exemplo pros irmãos", afirmou Vandira.

A conquista do diploma de graduação também foi um sonho para a pedagoga Rose Raiol, que também atua como cantora e musicista gospel. Durante a cerimônia, ela cantou a música "Conquistando o Impossível", da cantora Jamily, e dedicou a canção aos colegas. "Poder compartilhar essa canção com a turma foi um momento muito especial. Parecia impossível, mas nós conquistamos", celebrou.

Clique aqui para ver fotos da cerimônia na página do Parfor UFPA no Facebook

Texto e fotos: Alexandre Yuri Nascimento / Ascom Parfor