Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Coordenação de Administração Superior inicia 4° Ciclo do Mapeamento de Competências
Início do conteúdo da página

Coordenação de Administração Superior inicia 4° Ciclo do Mapeamento de Competências

  • Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h56

MAPEC746X423

Uma apresentação aos dirigentes máximos das unidades, no último dia 31 de maio, marcou o início do 4° Ciclo do Mapeamento de Competências (Mapec) da UFPA. O objetivo da reunião,  com a Coordenação de Administração Superior (CAS Ampliada), foi socializar o planejamento e orientar as unidades quanto à execução do Mapec.

O mapeamento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), que visa identificar as competências esperadas e as já desenvolvidas dentro da Instituição, de modo a subsidiar diversos processos de gestão, em especial no planejamento de capacitações.

De acordo com o pró-reitor Raimundo Almeida, o Mapec vem se aperfeiçoando a cada novo ciclo e sempre está em constante construção. Desta forma, a necessidade de identificar novas competências aumenta conforme se apresentam os desafios da universidade. “Com o Mapec, nós adquirimos subsídios para melhor alocar servidores, acompanhar seu desempenho e para propor as capacitações necessárias para atendimento das competências institucionais. É um processo fundamental para a área de desenvolvimento, pois serve como base para diversas iniciativas de gestão. Por conta disso, a participação ativa dos servidores é muito importante”, ressaltou o pró-reitor.

Benefícios – Os principais benefícios do Mapec são: a melhoria dos processos de alocação e desenvolvimento permanente dos servidores; a adequação das competências individuais às competências institucionais; a orientação da gestão na tomada de decisões para valorização dos servidores com foco em resultados; melhor gerenciamento do desenvolvimento profissional, tanto pelo servidor quanto pelos gestores; além de constituir subsídios para utilização dos recursos de capacitação com maior eficiência e respaldo técnico.

Inscrições – Ofícios serão encaminhados para todas as unidades com o período de realização das oficinas de mapeamento. Os servidores indicados deverão se inscrever pelo SIGRH. O prazo para inscrições varia de acordo com o cronograma estabelecido para as unidades. Confira as datas de cada oficina clicando no link.

Histórico - O Mapec foi iniciado em 2011, em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (Gestcom), visando implantar, na UFPA, o sistema de gestão por competências, conforme recomendação do Decreto n° 5.707/2006, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP). Desde então, os produtos da iniciativa vêm sendo utilizados na elaboração do Plano Anual de Capacitação, na Avaliação de Desempenho, no Mapeamento de Processos, entre outros processos.

Texto: Assessoria Progep
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página