Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e HYDRO assinam um novo acordo de cooperação

UFPA e HYDRO assinam um novo acordo de cooperação

• Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h34

31.05.2019 Reunião com a Hydro reitor Emanuel Foto Alexandre de Moraes site2 1

A Universidade Federal do Pará e a empresa Hydro firmaram um novo acordo de cooperação, que permitirá, entre outras ações, a continuação e a ampliação de pesquisas em novas tecnologias para os processos produtivos no Estado do Pará, com foco no desenvolvimento social e sustentável da região. A celebração do convênio foi realizada no dia 31 de maio, no gabinete da Reitoria, em Belém.

O reitor Emmanuel Tourinho recebeu os diretores das empresas Hydro Alunorte, Albras e Hydro Paragominas, com as quais a Hydro mantém suas operações no Estado do Pará. Durante a reunião, ele destacou que esse convênio abrirá um leque de possibilidades de cooperação, pois a Universidade possui diversos grupos de pesquisas em todas as áreas de conhecimento, inclusive as do setor da indústria.

373x212 31.05.2019 Reunião com a Hydro reitor Emanuel Foto Alexandre de Moraes site3 1“Nós temos na UFPA uma estrutura de produção de conhecimento sobre a realidade amazônica que é muito valiosa e indispensável para alavancar os processos de produção no Estado, de um modo que se construa um ciclo de desenvolvimento que seja sustentável, que garanta geração de renda e qualidade de vida para a nossa população. Esperamos que esta interação da Universidade com as indústrias cresça, e este conhecimento que nós produzimos aqui possa ser incorporado aos processos de decisão sobre investimentos no Pará, proporcionando um aproveitamento melhor dessa nossa capacidade de pesquisa”, disse o reitor.

Inicialmente, a expectativa da empresa é criar novas parcerias tecnológicas de eficiência dos processos produtivos, tanto em Paragominas, no beneficiamento da bauxita, como no refino em alumínio, feito pela Hydro Alunorte. Algumas propostas já vinham sendo discutidas com pesquisadores da UFPA e, com a celebração do convênio, poderão ser concretizadas, inclusive no que se refere ao desenvolvimento sustentável.

373x212 31.05.2019 Reunião com a Hydro reitor Emanuel Foto Alexandre de Moraes site 1Para o diretor de Sustentabilidade da Hydro, Domingos Campos, a cooperação com a Universidade permite a criação de um ambiente importante para o debate de ideias diferentes, sobretudo no que tange ao desenvolvimento sustentável na região e ao setor industrial.

“Ainda existem paradigmas a serem quebrados, como o de que toda empresa só visa ao lucro e não tem responsabilidade. A UFPA, ao firmar esta parceria, poderá avançar em projetos que se traduzam em atividades diversas, tanto de cunho tecnológico, sustentáveis, na reutilização de resíduos, como na esfera social, envolvendo comunidades vulneráveis. A sustentabilidade é a base para que possamos ter operações duradouras aqui, no Pará”, pontuou Domingos Campos.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes