Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Pesquisa promove mais uma Campanha Praia Limpa

Laboratório de Pesquisa promove mais uma Campanha Praia Limpa

• Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h13

Projeto Praia Limpa

Com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica e a comunidade local e despertar a importância da preservação do meio ambiente, o Projeto “Lixo Zero” e o Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (LAPMAR-UFPA) irão realizar o Praia Limpa/2019. A segunda edição da campanha terá como tema “Cada Atitude Conta” e ocorrerá no dia 8 de junho, na praia do Chapéu Virado, na ilha do Mosqueiro. A ação  terá dinâmicas que visam à sensibilização ambiental, incluindo a limpeza da praia. As inscrições para participar estão disponíveis aqui.

A ação será uma maneira de comemorar, com engajamento e colaboração de todos, o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia dos Oceanógrafos, celebrados no dia 8 de junho. “Precisamos entender que todos nós somos responsáveis pelos oceanos e pelos rios que estão sendo diariamente prejudicados por nossas ações nocivas. Para que haja esse engajamento da sociedade, temos que fazer esse alerta por meio de dados e ações como estas”, disse Sury Monteiro, professora da Faculdade de Oceanografia da UFPA e coordenadora do projeto.

Projeto Praia Limpa 1A professora explica que é vital a sociedade se unir em favor da manutenção dos recursos naturais, e a escolha do tema - “Cada Atitude Conta” - visa a uma reflexão sobre o impacto (positivo e negativo) que cada indivíduo causa ao meio ambiente, em escala local e global, além de focar nos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.

“Precisamos sair do ‘automático’ e repensar nosso consumo, reutilizar os resíduos, destinar materiais para reciclagem e refletir sobre como cada atitude positiva é benéfica e essencial para a manutenção e o equilíbrio do planeta”, afirma Sury Monteiro.

Inscrições - Para participar, como voluntário, do dia da ação, é necessário preencher o item participante, do formulário de inscrição, disponível aqui.

Lixo Zero: do rio ao oceano -  É um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Pará e tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre os impactos causados pelo descarte de resíduos sólidos na zona costeira, além de formar cidadãos engajados e comprometidos com as questões socioambientais.

Campanha Praia Limpa/2019 - Tema “Cada Atitude Conta”
Local: ilha do Mosqueiro
Data: 08 de Junho