Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário faz triagem de pacientes para participação em pesquisa sobre diabetes

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 15h06

Exame de glicose de pacientes

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com diabetes aumentou 60% em 10 anos, totalizando mais de 13 milhões de pessoas com a doença. Pensando nisso, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) realizará, neste sábado (8), uma campanha de atenção ao paciente diabético, com detecção de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes com obesidade, e triagem de pacientes adultos diabéticos e com colesterol e triglicerídeos elevados. A ação ocorrerá no Shopping Castanheira (BR 316. Km 1), das 10h às 16h.

“A intenção é chamar pacientes diabéticos para participar do programa de pesquisa clínica, que envolve o atendimento aos diabéticos, tratamento e orientações sobre a doença, dependendo do perfil de cada paciente”, afirma a biomédica Ana Regina Mota, coordenadora de estudos do Programa Atenção ao Diabético do Barros Barreto, que atualmente atende 70 pacientes por dia.

Durante a campanha, será feito exame de glicemia capilar em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 17 anos e em adultos diabéticos com dislipidemia (excesso de lipídios no sangue), e também será feita triagem sobre o histórico familiar e as questões relacionadas com a saúde do paciente. Os participantes selecionados na triagem serão encaminhados ao Centro de Pesquisa Clínica em Diabetes do Barros Barreto. A expectativa da coordenação do evento é atender pelo menos a 1200 pessoas.

Referência – O Hospital Barros Barreto é referência no atendimento em endocrinologia e diabetes. O Programa de extensão “Atenção ao Paciente Diabético da Comunidade Amazônica” existe há mais de 20 anos, possui uma equipe multidisciplinar que envolve médicos endocrinologistas, biomédicos, enfermeiros e psicólogos do hospital, além de contribuir com a formação de residentes e alunos da graduação. A coordenação é do endocrinologista João Felício, que também é professor da Faculdade de Medicina da UFPA.

Diabetes – A diabetes é caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, causado pela deficiência do hormônio insulina, e divide-se em dois tipos. O tipo 1, que acomete de 5 a 10% das pessoas com diabetes, e o tipo 2, que aparece em mais de 90% dos casos, quando são necessários medicamentos ou suplementação de insulina para controle da doença. Em ambos os casos, atividades físicas e alimentação ajudam a controlar o avanço da doença, que, dependendo do quadro, pode ser fatal.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Foto: Ebserh