Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto oferta cursos de capacitação em tecnologia com ênfase em “Internet das Coisas”

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 15h17

Mundo Maker HackaTruck MakerSpace

O caminhão do Projeto de capacitação Hackatruck Makerspace estará na Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir deste domingo, 9 de junho. A equipe do projeto irá oferecer cursos de capacitação em tecnologia com ênfase em Internet das Coisas (IoT) para estudantes que foram selecionados anteriormente, após um curso a distância em Fundamentos de Programação, promovido pelo projeto. A UFPA é a única instituição daRregião Norte a receber esta iniciativa do projeto.

“O projeto propicia aos alunos complementar a capacitação recebida nos cursos de graduação e pós-graduação, estimulando o desenvolvimento da criatividade, do empreendedorismo e da cultura maker, que incentiva criar e desenvolver protótipos de projetos relacionados aos temas estudados”, explica o professor Antônio Abelém, coordenador do projeto na UFPA.

Segundo ele, as atividades oferecidas serão desenvolvidas de forma colaborativa, permitindo aos alunos desenvolver aspectos técnicos e senso de trabalho em equipe. “Os alunos receberão capacitação profissional tecnológica, que proporcionará a eles aprender diversas soluções e ferramentas adotadas em contexto mundial, entre as quais: Programação SwiftCloud Services, Serviços Cognitivos e Internet das Coisas”, completa.

Os alunos serão orientados e estimulados a desenvolver protótipos de aplicativos ou soluções criativas utilizando as tecnologias mais atuais de IoT para resolver problemas em diferentes áreas, como saúde, segurança, saneamento e educação.

Hackatruck Makerspace – Promovido pela IBM Brasil P&D, por meio do Instituto de Pesquisas Eldorado, o Hackatruck Makerspace é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT). Mais informações sobre o projeto e os cursos oferecidos no site.

Hackatruck Makerspace
Data: a partir de 10/06
Local: Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará
Mais informações: site do projeto