Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de Museologia promovem exposição “Lá vem, lá vem o Arraial! Um patrimônio cheio de Pavulagem”

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 15h10

expoPavu

Como uma forma de valorizar e preservar a história de cortejos regionais, os discentes da turma de 2016 de Museologia, da Universidade Federal do Pará, promovem, de 7 de junho a 5 de julho, a exposição “Lá vem, lá vem o Arraial! Um patrimônio cheio de Pavulagem”. A abertura do evento ocorre às 10h desta sexta-feira, 7 de junho, com a saída do cortejo do Instituto Arraial do Pavulagem em direção à Faculdade de Artes Visuais (FAV), com a apresentação da miss Gabrielly Portal.

A iniciativa é fruto de uma parceria dos estudantes de Museologia da UFPA com o Instituto Arraial do Pavulagem, com o objetivo de promover a valorização e o reconhecimento de diferentes cortejos, como o Cordão do Gallo, Cordão do Peixe-Boi, Arrastão do Pavulagem e Arrastão do Círio, por meio de uma programação que contará com palestras, educação museal, oficinas de percussão e arte circense.

Exposição - Entre os itens expostos, estão o Boi Pavulagem, o Galo, a Barca, o Peixe-Boi, instrumentos musicais, chapéus, cavalinhos, entre outras coisas. Mas como a quantidade de materiais cedidos pelo Arraial é grande, será realizada uma rotação das peças exibidas na sala de exposições do prédio anexo da FAV.

“Iremos fazer uma rotatividade na exposição desses objetos, de modo que dê para expormos tudo o que temos e também conceder ao público uma exposição a qual se possa visitar outras vezes e encontrar coisas diferentes a cada visita, instigando mais visitações e interações do público com a exposição”, afirma a discente de Museologia Silvia Pantoja, que pariticipa da organização da mostra.

A exposição é aberta ao público, porém há necessidade de inscrição prévia para visitas de grupos. A solicitação pode ser feita por meio de contato via e-mail ou pelos perfis do evento no Instagram e Facebook.

Oficinas - Serão oferecidas oficinas de percussão para iniciantes e profissionais e técnicas circenses, com noções básicas de pernalta e maquiagem, com o propósito de dialogar com o público de forma mais prática acerca de algumas atividades que o Instituto Arraial do Pavulagem exerce. Somente pessoas acima de 12 anos de idade podem participar das atividades.

Exposição “Lá vem, lá vem o Arraial! Um patrimônio cheio de Pavulagem”.
Data: de 7 de junho a 5 de julho.
Local: sala de exposições do prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFPA (Campus Profissional da UFPA, no Guamá).
Inscrições: gratuitas e on-line, via formulário a ser disponibilizado no e-mail, Instagram ou Facebook da exposição.

Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA