Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o Prêmio Proex de Arte e Cultura/2019
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o Prêmio Proex de Arte e Cultura/2019

  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 18h32

I EDITAL PRÊMIO PROEX BANNER

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Proex de Arte e Cultura/2019. Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), o prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento no campo artístico-cultural da Extensão Universitária e reconhecer a criação artística e a produção cultural como formas de conhecimento. As inscrições vão até o dia 5 de julho, via Sisae.

De acordo com o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson de Souza Jr., o edital sofreu mudanças em busca de integrar ainda mais o tripé ensino, pesquisa e extensão, além de possibilitar um vínculo maior entre os projetos e a universidade.

“Nós queremos que o Prêmio de Arte e Cultura integre um conjunto de editais da Proex, que objetiva institucionalizar, ainda mais, as maneiras de fomentar arte e cultura na universidade. Além disso, o edital já traz as novidades da resolução para a extensão universitária brasileira que foram homologadas pelo MEC, no final do ano de 2018. De acordo com essa resolução, qualquer ação extensionista no País precisa estar vinculada ao ensino ou à pesquisa”, explica o pró-reitor de Extensão da UFPA.

O Prêmio Proex de Arte e Cultura/2019 está dividido em sete categorias, sendo elas: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Memória e Patrimônio e Culturas Populares. Serão concedidos três prêmios para cada categoria.

O que mudou? - Até a última edição do Prêmio Arte e Cultura, não havia a necessidade das açôes propostas estarem vinculadas ao projeto pedagógico dos cursos. Agora, na prática, todas as propostas inscritas no prêmio devem ser coordenadas por um docente ou técnico-administrativo com nível superior, além de terem que ser aprovadas pelas faculdades ou pelos cursos técnicos e chanceladas pelos institutos.

“Qualquer proposta precisa fazer sentido para a vida cotidiana de um curso durante o período de sua vigência. É preciso que as propostas atinjam os docentes e os técnicos que serão os coordenadores e também, principalmente, os alunos que se tornarão os realizadores efetivos das ações extensionistas previstas. Esta é uma grande mudança, mas, ao mesmo tempo, é uma mudança importante, crucial”, ressalta Nelson de Souza Jr.

Inscrições – Podem ser inscritos projetos de criação artística, produção cultural, circulação de espetáculos, oficinas ou outros projetos compatíveis com as categorias. Os proponentes devem estar com os dados cadastrais atualizados na plataforma Sisae, plataforma usada para a realização das submissões dos projetos. Os formulários e os anexos obrigatórios para a inscrição estão disponíveis no Edital, que pode ser visualizado aqui.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 19 de agosto, com prazo de 48 horas para envio de recursos. O resultado final será divulgado no dia 26 de agosto, e os documentos exigidos devem ser anexados na plataforma Sisae, até dia 30 de agosto.

Serviço:
Edital Prêmio Proex de Arte e Cultura
Inscrições: Até 5 de julho
Edital disponível no site da Proex
Inscrições pela plataforma Sisae

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página