Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Livro “Universo Encantado do Catalendas” terá sessão de autógrafos na II Festa Literária Internacional do Xingu
Início do conteúdo da página

Livro “Universo Encantado do Catalendas” terá sessão de autógrafos na II Festa Literária Internacional do Xingu

  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 15h47

foto Edvaldo Pereira lançamento em Santarém Salão Livro baixo amazonas dez 2017

Resultado da dissertação de mestrado intitulada: A cabeça voadora, a pele de búfalo e a mulher sangrenta: representações e significados do universo encantado do Catalendas — o programa infantil da TV Cultura do Pará, defendida em 2007, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFPA,  o  livro O universo encantando do Catalendas, de autoria da jornalista Jorgelene Santos, terá uma sessão de autógrafos durante a II Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX), que será aberta nesta quarta-feira, 12 de junho, no município de Altamira.   

Editado pela Imprensa Oficial do Estado (IOEPA), em 2017, o livro foi lançado durante o X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém. Ganhou sessão de autógrafos na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém. Agora ganhará nova sessão de autógrafos, em Altamira, durante a II FLIX. A sessão será no sábado, dia 15 de junho, no estande da Academia Altamirense de Letras, instalado no Centro de Eventos da cidade, local que abriga a II FLIX. 

A obra conta a história do Programa Catalendas, produzido e veiculado pela TV Cultura do Pará, entre 1999 e 2003, e relata a percepção das crianças sobre as histórias veiculadas. O programa unia teatro de bonecos, contação de histórias e televisão, para retratar lendas do folclore nacional e internacional que estão no imaginário de crianças e até de adultos, como O curupira – episódio de lançamento (1999), e a Pele de Búfalo, em uma clara referência ao conto Pele de Asno, do francês Charles Perrault (1694), posteriormente adaptado pelos irmãos Grimm.

FLIX - Promovida pela direção do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Altamira, sob a coordenação da professora Maria Ivonete Coutinho da Silva (Netinha),  a II FLIX  “propõe-se como um grande evento de caráter literário, com desdobramentos artístico-cultural e socioambiental, colocando-se, assim, no rol das festas literárias realizadas no País, em diálogo com a produção artístico-literária amazônica, as narrativas orais do Xingu e as expressões étnico-raciais, socioculturais brasileiras e de outros países”. Saiba mais sobre a edição 2019 da Feira aqui.

Serviço:
Sessão de autógrafos do Livro Universo Encantado do Catalendas
Local: II FLIX: Estande da Academia Altamirense  de Letras
Data: 15/6/2019 (sábado)
Hora: às 20h
Confira a programação completa aqui.

Texto: Divulgação
Foto: Edvaldo Pereira

registrado em:
Fim do conteúdo da página