Página inicial > Ultimas Notícias > Territórios ameaçados e renda da mineração são debatidos em seminário no ICSA

Territórios ameaçados e renda da mineração são debatidos em seminário no ICSA

• Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h41

Evento ICSA IBASE 2

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará, nesta quarta-feira, 12, o Seminário “Territórios Ameaçados e Renda da Mineração”. O evento será no auditório do ICSA, no Campus Profissional da UFPA, e não é necessário inscrição prévia.

O evento tem como objetivo divulgar estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). O primeiro estudo trata de interesses minerários em áreas legalmente protegidas, como territórios quilombolas, terras indígenas e unidades de conservação. O segundo estudo é sobre o uso dos recursos da compensação financeira pela exploração mineral no município de Canaã dos Carajás. Ambos os estudos foram realizados por docentes do ICSA.

“São contextos diferentes, mas dizem respeito à mesma problemática, portanto, precisam ser mais estudados e debatidos pela sociedade paraense e pelo Brasil. A questão mineral no Pará requer a análise do impacto ambiental, social e econômico resultante da exploração desenfreada e sem um plano de desenvolvimento, de caráter sustentável, que atenda às demandas das comunidades locais”, explica o professor Armando Lírio, diretor do ICSA e organizador do evento.

Segundo o professor Armando Lírio, é incentivada a participação de lideranças e representantes de movimentos sociais de pessoas atingidas por grandes projetos de mineração no Estado do Pará. Haverá transmissão pelo Facebook do ICSA e contará com a presença de Nhayda França, do Ibase, diretamente do Rio de Janeiro, via on-line. A programação é aberta ao público em geral.

Programação – O evento iniciará às 9h, depois haverá duas mesas. A primeira, que será iniciada às 9h30, tem como tema “Cartografia de conflitos: territórios ameaçados por mineração no Estado do Pará”. A segunda, com início às 14h30, tratará da temática “Contradições do desenvolvimento e o uso da CFEM em Canaã dos Carajás”.

Seminário “Territórios Ameaçados e Renda da Mineração
Data: 12/06
Local: auditório do ICSA
Hora: das 9h às 17h30