Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Estudos lança coletânea “Escola Básica e Relações Raciais"

Núcleo de Estudos lança coletânea “Escola Básica e Relações Raciais"

• Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h46

cartaz LANÇAMENTO IMAGEM

Será realizado, no próximo dia 27 de junho, o lançamento da coletânea Escola Básica e Relações Raciais, produto do Curso de Aperfeiçoamento em Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (E.R.E.R). O evento ocorrerá no auditório do IEMCI e é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA), com apoio dos Institutos de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrições.

A coletânea reúne 11 capítulos resultantes das discussões do curso, que capacitou professores das redes pública e privada de ensino de vários municípios do Estado, para tratar de discussões étnico-raciais em salas de aula. Os textos no livro são divididos em três categorias: produções no campo acadêmico; debates no campo educacional e propostas pedagógicas na Educação Básica.

“Cada um dos textos encaminha uma proposta pedagógica de abordagem da questão étnico-racial em situação escolar ou reflexão sobre a temática sob diferentes dimensões. Desta forma, o livro poderá ser utilizado pela Escola Básica e por professores que formam professores para a Escola, pois apresenta uma reflexão conjunta entre docentes que atuam na sala de aula”, explica a professora Wilma Coelho, organizadora da obra.

Curso de Aperfeiçoamento – O curso de aperfeiçoamento em Relações Étnico-Raciais na Educação Básica oportunizou o domínio sobre a literatura básica relativa à inclusão, o domínio da historiografia que diz respeito à História da África, à história dos povos indígenas, à história da escravidão e à cultura brasileira, além de possibilitar a formulação, a problematização e o uso de estratégias e recursos didáticos aplicados à Educação Básica.

Lançamento da coletânea Escola Básica e Relações Raciais
Data: 27/06
Hora: às 17h
Local: Auditório do IEMCI (campus Básico da UFPA)