Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Littera promove minicurso sobre a obra Drácula

Projeto Littera promove minicurso sobre a obra Drácula

• Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 15h53

30571886 922096751304372 1142354218611376128 n

A Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará (CEG/UFPA) realiza, no dia 26 de junho, o minicurso “Drácula na estaca da Literatura Fantástica”. A programação faz parte do Projeto Littera, que estuda as literaturas germânica e brasileira. O evento vai ocorrer na Sala de Vídeo da CEG, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas mediante preenchimento de formulário on-line.

Embora o evento seja voltado aos estudantes de Letras, a participação é aberta a alunos e a pessoas que tenham interesse na cultura e na literatura alemã e brasileira. O minicurso será ministrado pelas professoras Patricia Cezar e Lucília Pinheiro, coordenadoras do projeto.

De acordo com a professora Patricia Cezar, a escolha de Drácula como tema se deu por essa obra despertar a curiosidade de milhares de leitores no mundo inteiro, com inúmeras edições do livro em vários países. “A história não gira somente em torno de um vampiro que quer o sangue das pessoas, mas de um estrangeiro que quer mudar para uma Inglaterra vitoriana e preconceituosa, a qual não quer ver ‘monstros’ no espelho, razão pela qual Drácula não reflete. Ele é, como estrangeiro, ignorado nessas terras”, conta.

Inscrições - As inscrições são gratuitas, podem ser realizadas até a véspera do minicurso  e dão direito a certificado de participação. Para se inscrever, é necessário o preenchemento do formulário disponível no site e na página do Facebook do Littera. A equipe da organização entrará em contato, via e-mail, para confirmar a presença dos inscritos. No total, 40 vagas estão disponíveis.

Programação - No roteiro do minicurso, estão incluídas conversas sobre o autor de Drácula, Bram Stoker; aspectos da Literatura Fantástica, como a questão da hesitação do personagem, fundamentado nos conceitos de Todorov; nos comentários sobre o romance epistolar (por cartas) da obra etc. Ao final, será feita uma discussão sobre a temática do minicurso, com a participação dos presentes.

O Littera - Desde 2013, o Projeto Littera oferece minicursos gratuitos a cada dois meses, sobre as literaturas alemã e brasileira. Tem a coordenação da professora da Casa de Estudos Germânicos da UFPA e fundadora do projeto, Patricia Cezar da Cruz. Participa de eventos como a Semana de Língua Alemã e a Feira Pan-Amazônica do Livro. Conta com a colaboração de sete professoras da CEG/UFPA e de dois alunos de graduação, que cuidam da monitoria e das redes sociais do Littera.

Minicurso “Drácula na estaca da Literatura Fantástica”.
Data: 26 de junho.
Horário: das 14h às 18h.
Local: Sala de Vídeo da Casa de Estudos Germânicos (Altos do bloco G, no Setor Profissional do Campus Belém da UFPA).
Inscrições: gratuitas, via formulário on-line.
Mais informações no site do Projeto Littera.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA