Desafios da permanência de indígenas e quilombolas no Ensino Superior são tema de debate na UFPA
Tendo em vista a promoção de um espaço de integração, diálogo e representatividade para estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Projeto de Extensão “IQ: conhecimento e resistência” irá realizar, no dia 25 de junho, o seu II Seminário, com o tema “Educação Intercultural e os desafios da permanência de indígenas e quilombolas no Ensino Superior”. As inscrições para a programação do evento são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, no auditório do Instituto de Ciência da Educação (ICED), no dia do evento, a partir das 8h.Esta segunda edição do seminário do Projeto “IQ: conhecimento e resistência” tem por objetivo discutir a educação intercultural no Ensino Superior dos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O seminário terá início às 9h, com a mesa “Educação Intercultural e Ensino Superior na Amazônia”, e, às 14h, haverá a mesa “Os desafios da permanência de indígenas e quilombolas no Ensino Superior”.
De acordo com as professoras Maria Amoras e Solange Gayoso, coordenadoras do projeto de extensão, “a UFPA é uma das poucas universidades brasileiras que ofertam cotas para alunos indígenas e quilombolas em todos os cursos. No entanto, como os projetos pedagógicos curriculares dos cursos permanecem os mesmos, é de suma importância tratar de temas sobre a Educação Intercultural e os desafios da permanência de indígenas e quilombolas no Ensino Superior. Assim, o projeto almeja transformar não somente as relações mas também as estruturas, as condições e os dispositivos de poder”, afirmam.
Por isso a naturalização do racismo e do racismo institucional evidenciam-se no processo formativo desses discentes. Pode-se dizer, nesse sentido, que os séculos de exclusão desses povos no sistema de ensino público, fruto de um projeto de colonização avassalador que se atualiza no tempo pelas matrizes curriculares, encerram esses grupos no lugar da inferioridade e da subalternidade na construção e na partilha do conhecimento”, afirma Maria Amoras.
IQ conhecimento e resistência - Na ativa desde 2017, o Projeto "IQ: conhecimento e resistência", coordenado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Serviço Social, já está na sua terceira versão e funciona com a realização de três grandes ações: apoio acadêmico aos alunos quilombolas e indígenas; formação das temáticas educação intercultural, discriminação, preconceito étnico-racial e racismo e assessoria aos discentes indígenas e quilombolas.
Saiba mais sobre o Projeto de Extensão IQ: conhecimento e resistência.
Serviços:
O projeto de extensão IQ: conhecimento e resistência realiza o II Seminário
Data: 25 de junho de 2019
Hora: Das 8h às 18h
Local: auditório do Instituto de Ciência da Educação (ICED)
Para mais informações acesse e-mail do projeto.
Texto: Gilberto Moura - Assessoria de comunicação da UFPA}
Foto: Divulgação
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