Página inicial > Ultimas Notícias > "Batista Campos e suas transformações" é a programação do próximo Roteiro Geo-Turístico

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 15h35

ROTEIRO BATISTA CAMPOS 22 DE JUNHO

No dia 22 de junho, às 8h30, o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGEOTUR) da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar mais uma edição do Projeto Roteiro Geo-Turístico. O trajeto escolhido percorrerá "O Bairro Batista Campos e suas transformações socioespaciais”, com saída dos Jardins do Horto Municipal. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

O Roteiro Geo-Turístico visa resgatar a memória socioespacial com ações que desenvolvam o turismo histórico e cultural e a relevância do patrimônio material e imaterial em Belém. Permite que a sociedade conheça a geografia e a história e discuta os problemas da cidade, além de lutar por cidadania e por maior qualidade de vida urbana. O bairro  Batista Campos foi escolhido para esta edição, pois possui muitas peculiaridades que podem ser exploradas: praças, feira, cemitério, shopping, igrejas, maçonarias, mangueiras, entre outros.

Inscrição – Podem ser feitas gratuitamente aqui. Recomenda-se que os participantes usem roupas leves, tênis, boné, protetor solar e levem guarda-chuva ou capa de chuva. O trajeto é feito inteiramente a pé e será realizado independente do clima.

Roteiro Geo-Turístico - Promove caminhadas a pé, gratuitas, no Centro Histórico de Belém, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura. As ações são voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial que propiciem resgatar a memória socioespacial da cidade, por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos.

O projeto também ocorre fora do município de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores em Cametá e também na vila de Icoaraci, coordenados pelos professores da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira. As duas experiências contam com a participação de alunos do ensino médio e da graduação.

Roteiro Geo-Turístico - O Bairro Batista Campos e suas transformações socioespaciais
Local: bairro Batista Campos
Data: 22 de junho (Sábado)
Hora: 8h30
Saída: Jardins do Horto Municipal (entrada pela rua dos Mundurucus)
Mais Informações pelo e-mail.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA