Página inicial > Ultimas Notícias > Uniterci promove esquete teatral com o tema Tudo Começa por Mim na Festa Junina

Uniterci promove esquete teatral com o tema Tudo Começa por Mim na Festa Junina

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 15h26

São João UNITERCI Foto Alexandre Moraes 2

O Programa da Universidade da Terceira Idade (Uniterci) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará vai realizar dia 24 de junho, às 19h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), a esquete teatral com o tema Tudo Começa por Mim na Festa Junina. O evento visa abordar políticas públicas para idosos e promover a socialização de suas experiências de vida. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro.

“O objetivo é mostrar que o envelhecimento faz parte do processo da vida e que ser velho é ele quem escolhe. É, também, garantir à pessoa idosa a proteção integral desde o equilíbrio à segurança, por meio das artes lúdicas, mediado pela Política Nacional e pelo Estatuto do Idoso”, explica Tânia Mara Brasil Santos, coordenadora da ação Arte e Cultura da Uniterci.

A ideia é fazer a ação baseado no desejo de os idosos serem os protagonistas de suas próprias histórias. Dessa forma, no dia do evento, todos os integrantes, juntos, construirão cenas baseadas nas lembranças ou nos fatos de suas vidas passadas ou atuais, com intuito de ressignificar a vida para melhorar a sua qualidade. E, assim, será possível haver uma troca de conhecimentos e de saberes entre os idosos e os jovens presentes.

Inscrição – Os ingressos estão disponíveis das 8h às 12h, na bilheteria do Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), e poderá ser retirado até as 18h do dia 24 de junho. A bilheteria não funcionará nos dias 20, 22 (sábado) e 23 (domingo). O valor é R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia entrada para estudantes).

É necessária a apresentação de carteira de estudante com foto, acompanhada do RG no ato da retirada do ingresso e apresentar os mesmos documentos na entrada, no dia do evento. Para idosos a partir de 60 anos e para pessoa com deficiência, a entrada é grátis.

Projeto Corpo, Movimento e Qualidade de Vida – O projeto promove atividades em sala de aula, com arte lúdica, jogos teatrais, práticas e técnicas do cotidiano, construção de cenas em grupos ou pares, construção de texto, contação de histórias de vidas no espaço da sala de aula. A aprendizagem é realizada também com os ensinamentos das Politicas Públicas voltadas para o idoso, com o intuito de ressignificar a vida.

O resultado é a gestualização, narratividade, compreensão e integração, tudo isso considerando as realizações individuais e a singularidade de cada sujeito. Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, no terceiro portão, na sala MP3 do ICSA, no Setor Profissional.

Esquete Teatral - Tudo Começa por Mim na Festa Junina
Data: 24 de junho
Hora: 19h
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) - R. Jerônimo Pímentel, nº 546, Umarizal, Belém.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes