Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA convoca candidatos Indígenas e Quilombolas classificados no Vestibular 2016-2

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 18h40

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), acaba de divulgar o edital de vínculo educacional referente ao Processo Seletivo Especial 2/2016 (PSE-2/2016), deste modo, convoca os candidatos indígenas e quilombolas classificados a realizarem a entrega de documentos necessários à efetivação do vínculo o qual os habilita para se matricular nas faculdades. Acesse aqui o edital para saber quais documentos devem ser entregues e quais os locais, datas e horários para a entrega.

Listão - Na semana passada, a UFPA divulgou seu último listão do vestibular 2017. Assim, a Instituição dá a boa notícia da aprovação para 355 calouros do Processo Seletivo Especial 2/2016 (PSE-2/2016), que ofertou 704 vagas e selecionou  45 estudantes indígenas e 310 quilombolas. Confira o Listão aqui ou no endereço do CEPS.

Para o diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), Sanclayton Moreira, o resultado encerra a lista dos certames voltados para a seleção de ingressantes nos cursos de graduação da UFPA para 2017. “Apesar de gratificante, esta etapa está, por hora, concluída e damos os parabéns para esses futuros universitários. Os candidatos classificados devem, a partir da publicação do resultado final, esperar a convocação do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC)”, orienta.

Números - Para 2017, a UFPA ofertou 352 vagas para estudantes indígenas e outras 352 para estudantes quilombolas, o equivalente a duas vagas extras em cada um dos cursos de graduação disponibilizados para o vestibular anual, conforme a Política de Ações Afirmativas da Instituição.

Inicialmente, foram 107 indígenas inscritos para disputar 72 vagas, enquanto foram registradas 1.947 inscrições de estudantes quilombolas para 316 vagas disponíveis. Após as duas etapas do concurso, um total de 63 indígenas e 1.317 quilombolas continuavam na disputa e, destes, 355 foram aprovados.

Segunda opção aprova 60 Candidatos - A principal novidade do vestibular indígena e quilombola da UFPA para ingresso em 2017 foi a oferta da segunda opção de curso, ou seja, no momento da inscrição os candidatos puderam indicar um segundo curso que desejavam cursar.

Ou seja, “após preencher as vagas disponíveis e gerar o Listão de Classificados, onde houve registro de vagas não preenchidas, o CEPS utilizou a segunda opção dos candidatos em uma espécie de “segunda rodada” de preenchimento de vagas. Ao todo, entre os 60 classificados, 44 quilombolas e 16 indígenas foram aprovados a partir deste novo mecanismo”, anuncia Arquimimo Almeida, assessor especial do Ceps/UFPA.

Convocação dos candidatos classificados no PSE-2/2016
Confira aqui o edital ou no site do CIAC
Listão do Vestibular Indígena e Quilombola da UFPA
Confira o resultado aqui ou no site do CEPS