Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Castanhal promove I Exposição de Língua Portuguesa
Início do conteúdo da página

Campus de Castanhal promove I Exposição de Língua Portuguesa

  • Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 15h13

lingua portuguesa

Com o objetivo de apresentar os aspectos culturais e linguísticos dos países lusófonos (falantes do português), no dia 28 de junho, o Campus de Castanhal irá receber a I Exposição de Língua Portuguesa. A exposição é uma iniciativa dos alunos de Letras - Língua Portuguesa das turmas matutinas de 2016 e 2017 e da turma noturna de 2018. O evento será sediado no auditório do GETI, no Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas mediante preenchimento de formulário on-line.

O evento foi pensado diante de vários questionamentos a respeito da língua portuguesa, como: “onde ela é falada?”, “Por que é a língua oficial desses países?”, “A língua é a mesma nos diferentes lugares ou há diferenças?”, entre outros. A programação foi montada com o intuito de elucidar essas questões. Haverá exposições orais no auditório, com recursos audiovisuais, e mostra de materiais nos corredores do GETI, como fotos, bandeiras e demais objetos que retratem a cultura dos dez países que possuem o idioma como língua oficial.

A professora Inéia Abreu, coordenadora do evento, afirma que os fatores determinantes da diversidade de um país vão muito além da extensão territorial e do número de falantes, e por isso é importante que eles sejam demonstrados, para que os visitantes possam entender as diferenças.

“Existe uma questão histórica relacionada à colonização. Existiam povos com línguas diferentes em cada colônia portuguesa antes da chegada dos portugueses. Houve guerras, invasões, e há hoje as acentuadas migração e imigração que influenciam na manutenção da diversidade nesses países. Não podemos pensar que a língua portuguesa é uniforme, ela tem características próprias concernentes a cada país”, concluiu.

Inscrições - O evento é destinado a todos que gostam e têm curiosidades sobre a língua portuguesa. Para participar, basta fazer uma pré-inscrição por meio deste formulário, disponibilizado on-line. As inscrições também podem ser realizadas presencialmente no dia do evento. Ao final, será enviado um certificado de 4 horas aos participantes inscritos.

A programação se repetirá nos turnos matutino, vespertino e noturno para que todos possam assistir às apresentações. Haverá, além da apresentação da cultura dos países, algumas minioficinas, assim como momentos culturais, com poemas de autores lusófonos, danças, músicas etc.

Serviço:
I Exposição de Língua Portuguesa
Data: 28 de junho.
Hora: a partir das 8h.
Local: auditório do GETI, no campus de Castanhal da UFPA (av. dos Universitários, s/n).
Inscrições: gratuitas, por meio de formulário on-line.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/ Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página