Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação promove concurso para escolher o Hino da instituição

Escola de Aplicação promove concurso para escolher o Hino da instituição

• Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 15h57

Cirio NPI foto Karol Khaled 3

A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) vai realizar um concurso para eleger o Hino Oficial da instituição. O concurso tem como objetivo, além da escolha da composição, contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural da comunidade escolar. As inscrições vão até 30 de agosto, e o vencedor receberá certificado, troféu e um prêmio em dinheiro, no valor de 500 reais. Para participar, é necessário ser membro da comunidade escolar da EAUFPA, inclusive ex-alunos e servidores.

Serão aceitas composições conjuntas até dois participantes e devem ser inéditas. A letra deve estar em português brasileiro e deve focar a história e a trajetória da Escola de Aplicação da UFPA. As composições não podem ultrapassar o limite de cinco estrofes e um refrão, que devem ter no máximo cinco versos. Além disso, não podem ser feitas alusões político-partidárias, religiosas nem dizer respeito a outras nações ou personalidades estrangeiras.

As composições devem seguir os seguintes critérios: adequação ao tema; clareza e comunicação; norma culta da língua; poesia e melodia. As cinco composições que melhor atenderem a esses requisitos passarão por uma última etapa, que definirá, por meio de uma comissão julgadora, a melhor composição. O resultado da primeira etapa será divulgado até o final do mês de setembro, nos quadros de avisos da Escola.

Inscrições – Os interessados devem se inscrever na Coordenação de Estágio da Escola de Aplicação da UFPA (a ficha de inscrição pode ser encontrada no edital) e comprovar o vínculo com a escola.

O hino deve ser cantado em áudio, mesmo que seja à capela, e o áudio deve ser entregue em conjunto com a letra da música em pendrive no ato da inscrição. A letra também deve ser entregue em uma cópia impressa.

Mais informações podem ser encontradas no edital.

Escola de Aplicação – A EAUFPA foi fundada em 7 de março de 1963 pelo então reitor da Universidade Federal do Pará José Rodrigues da Silveira Neto, com o intuito de oferecer Educação Básica de melhor qualidade para os servidores da UFPA. O atual diretor da Escola é o professor Walter Silva Júnior.

Conhecida até 2006 como Núcleo Pedagógico Integrado (NPI), a Escola de Aplicação tem turmas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, e realiza, todos os anos, sorteios para a entrada de novos estudantes. A escola tem como missão “ser Escola de Referência da UFPA para o ensino,a  pesquisa e a extensão, atuando como veículo de integração entre a Educação Básica e a Educação Superior, tendo em vista o desenvolvimento de projetos educacionais voltados para o homem da Amazônia”. A EAUFPA está localizada no bairro Guamá, em Belém, próximo aos Campi Básico e Profissional da UFPA.

Concurso de composição do Hino Oficial da Escola de Aplicação
Período: de 08/04 a 30/08
Mais informações, acesse o  edital.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Karol Kaled