Oficina do Instituto de Letras e Comunicação trata sobre a língua de sinais na literatura linguística
Será realizado pelo Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quarta-feira, dia 26, a oficina “A língua de sinais na literatura linguística”. A oficina será ministrada por Pascal Marie-Rose, do Instituto Nacional de Jovens Surdos (INJS). A palestra será a última do Ciclo de Oficinas Expressões, realizado durante o primeiro semestre pelo ILC, com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer).
O evento será realizado no Auditório Paulo Mendes, no ILC, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e abertas ao público e podem ser feitas aqui.
Os participantes receberão certificado de quatro horas. Durante a palestra, será apresentado um breve histórico da língua de sinais na Europa e na América, além da história do surgimento desse tipo de expressão.
Segundo Pascal Marie-Rose, realizar esse tipo de oficina é importante para desfazer alguns preconceitos. “A cada ano, existem mais surdos estudando. Essa população tem o direito, como todo mundo, de estudar e de viver em sociedade. Por isso existe essa necessidade da língua de sinais, que é como a pessoa surda se comunica.”
Expressões UFPA – Esta é a última oficina do ciclo. Cada oficina tem um tema, mas todas abordam algum aspecto da diversidade linguístico-cultural presente na UFPA. O tema da útima oficina foi sobre quilombos no Brasil. Outras oficinas já ministradas trataram do ensino de português para estrangeiros e das línguas Fongbe, wai wai e Jamaican Creole.
Foi aprovada, em outubro do ano passado, uma resolução que institui uma política linguística na UFPA. Essa política promulga o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística do Brasil e da UFPA, a importância da aprendizagem de idiomas estrangeiros no contexto de internacionalização das universidades e a importância da promoção do português como língua internacional de estudo e de ciência. A resolução também enseja que o ILC, como unidade acadêmica que se concentra em línguas e culturas, assuma o protagonismo na criação de ações que implementem essa política.
Serviço:
Oficina A língua de sinais na literatura linguística
Local: Auditório Paulo Mendes (ILC)
Data: 26 de junho
Hora: 14h
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais