Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário Barros Barreto faz nova campanha para pacientes diabéticos

• Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 15h50

Campanha sobre diabetes realizada no dia 08 de junho Edna Nunes Ascom CHU UFPA

O Dia Nacional do Diabetes será comemorado nesta quarta-feira, 26 de junho, e na quinta-feira,  27, é o Dia Internacional do Diabético. Por isso, para alertar sobre a doença, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal, realiza neste sábado, 29, mais uma campanha de orientação para pacientes com diabetes mellitus.

A ação ocorrerá no shopping Pátio Belém (Av. Padre Eutíquio, 1078), das 10h às 16h, tendo como objetivo conscientizar sobre a doença e suas complicações. Serão realizados gratuitamente exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

O evento, promovido pelo Programa de Atenção ao Paciente Diabético do Barros Barreto, realizará rastreio de diabetes tipo 2 no público adulto e também em crianças e adolescentes obesos (com idade entre 10 e 17 anos).  Além dos exames, a equipe oferecerá orientações sobre como a população pode prevenir o diabetes, doença que já acomete mais de 13 milhões de brasileiros.

É a segunda vez no mês que o hospital realiza uma ação voltada para o paciente diabético, sendo que a primeira ocorreu no último dia 8 de junho.  "Além de termos o Dia Internacional do Diabético, também estamos no período junino, quando as pessoas costumam consumir mais doces e comidas típicas, que são gordurosas. Por isso é importante que nós façamos o alerta para a população de que é importante prevenir. Para o diabético, temos o tratamento gratuito fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma a coordenadora de estudos do Programa de Atenção ao Diabético, Ana Regina Motta. A expectativa da equipe é atingir mais de 1000 pessoas com a campanha deste sábado.

Referência – Há mais de 20 anos, o Hospital Barros Barreto possui o Programa de extensão "Atenção ao Paciente Diabético da Comunidade Amazônica", que atualmente atende a 70 pacientes por dia e é referência no tratamento do diabetes no Pará. O programa possui uma equipe de médicos endocrinologistas, biomédicos e enfermeiros, além de residentes e alunos da graduação, coordenados pelo endocrinologista João Felício, que também é professor da Faculdade de Medicina da UFPA.

Diabetes – O Dia Nacional do Diabetes (26 de junho) foi instituído em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para conscientizar os brasileiros sobre a doença. Já o Dia Internacional do Diabético (27 de junho) foi proposto pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), em homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que foi um dos descobridores do hormônio insulina, em 1921.

A deficiência de insulina e o aumento da glicose no sangue são as principais características do diabetes, que se divide em dois tipos. O tipo 1, que acomete de 5 a 10% das pessoas com diabetes, e o tipo 2, que aparece em mais de 90% dos casos, quando são necessários medicamentos ou a suplementação de insulina para controle da doença. A falta de atividades físicas e uma alimentação repleta de açúcar e carboidratos são as principais causas, e, se não tratado corretamente, o diabetes pode ser fatal.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Hospital Barros Barreto promove campanha para pacientes diabéticos
Quando: Dia 29 de junho (sábado), das 10h às 16h.
Onde: andar térreo do Shopping Pátio Belém (Av. Padre Eutíquio, 1078)

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh