Página inicial > Ultimas Notícias > Narramazônia discute “Solo de Marajó” com ator e diretor do espetáculo

Narramazônia discute “Solo de Marajó” com ator e diretor do espetáculo

• Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 15h00

Postagem Dalcidio em Solo 02

O Projeto de Pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia–Narramazônia (UFPA/UNAMA) convidou a companhia paraense Usina Contemporânea de Teatro para o encerramento das atividades do projeto neste semestre. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 27, no Auditório B100, da Unama da Alcindo Cacela, e a entrada é aberta e gratuita.  O ator Claudio Barros vai apresentar para os participantes um trecho do monólogo Solo de Marajó. Dirigida por Alberto Silva Neto, a peça é uma transcriação da obra Marajó (1937), do escritor paraense Dalcídio Jurandir (1909-1979).

A ideia do bate-papo é permitir aos participantes do Grupo Narramazônia e ao público em geral o debate e a reflexão sobre o modo como o romance Marajó, como narrativa, foi adaptado para o teatro e, baseado nisso, problematizar o encontro e os diálogos entre literatura e teatro. O Narramazônia é coordenado pelas professoras Alda Costa e Vânia Torres (FACOM/PPGCPM/UFPA) e pelo professor Paulo Nunes (PPGCLC/UNAMA)

Solo de Marajó é uma peça exibida há dez anos pela Companhia Usina e narra oito histórias extraídas do livro de Dalcídio Jurandir. Um aspecto interessante a ser admirado pelo público é a encenação de Claudio Barros, que atua sozinho e sem qualquer elemento cênico em cima do palco, além da iluminação. A peça já foi apresentada em diversas cidades do Brasil ao longo desses dez anos, com ótima recepção do público paraense e nacional.

Claudio Barros e Alberto Silva Neto acumulam experiências notáveis no teatro paraense. Claudio Barros já fez parte de outros grupos teatrais e integrou o elenco de peças como Ver de Ver-o-Peso, Cena Aberta e Cuíra do Pará. Há dez anos faz parte da Companhia Usina de Teatro. Já Alberto Silva Neto,  é diretor, ator e também professor da Escola de Teatro e Dança da UFPA, além de compor e dirigir as criações da Companhia Usina desde 2009.

No encerramento das atividades do Narramazônia, nesta quinta-feira, 27, o professor Paulo Nunes iniciará o evento falando um pouco sobre a obra de Dalcídio Jurandir. Em seguida, o ator Claudio Barros discorrerá sobre o processo de escolha do romance Marajó e Alberto Silva Neto contribui com o debate abordando o processo de transcrição do livro para a peça teatral.

Encerramento das atividades do Narramazônia
Data: 27 de junho de 2019
Horário: às 16h
Local: Auditório B100, da Unama Alcindo Cacela.

Texto e arte: Divulgação Narramazônia