Página inicial > Ultimas Notícias > Aluna da UFPA se torna embaixadora da Ford no Brasil

Aluna da UFPA se torna embaixadora da Ford no Brasil

• Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 15h08

Isabel Michigan

Michigan, nos Estados Unidos, foi o destino de Isabel Cruz na última semana, após ser selecionada para atuar como embaixadora brasileira da FordFund - um programa mundial de aceleração de startups. Como prêmio, a aluna da UFPA ganhou o direito de trabalhar durante uma semana com empresários e com estudantes de diversos países, na sede da empresa Ford.

A conquista da estudante do curso de Biotecnologia veio pela participação em projetos de empreendedorismo social no Time Enactus da Universidade Federal do Pará: Amana Katu, selecionado em 2018, e a Minerva, em 2019.  O objetivo da experiência em Michigan era estimular o desenvolvimento de líderes capazes de transformar realidades com a ação empreendedora e, ao mesmo tempo, fortalecer o contato com grandes empresas que financiam essas iniciativas.

Segundo Isabel, a conexão entre estudantes que querem solucionar problemas sociais é fundamental. "Precisamos conversar, estudar e trabalhar para entender melhor as pessoas que a gente impacta e direcionar melhor o nosso trabalho para solucionar esses problemas", defende. E encontrar soluções para questões sociais já é a especialidade do Time Enactus UFPA, do qual Isabel faz parte.

As iniciativas, criadas por estudantes e selecionadas na competição, possuem objetivos ambiciosos: o Amana Katu - "chuva boa", em tupi guarani - visa universalizar o acesso à água potável, por meio da instalação de cisternas sustentáveis e de baixo custo nas casas de famílias ribeirinhas. O Projeto Minerva quer inserir mulheres no mercado de trabalho da construção civil, por meio de uma plataforma que conecta profissionais a outras mulheres que precisam do serviço.

Além de Isabel, foram selecionados outros 19 estudantes de 9 países, entre eles México, Estados Unidos, Gana e Marrocos. "Mesmo tendo trabalhado muito, também fiz amizades e me diverti muito. Foi uma experiência única e enriquecedora" comemora.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA.