Página inicial > Ultimas Notícias > Consulesa do Suriname visita UFPA e discute possibilidades de cooperação

Consulesa do Suriname visita UFPA e discute possibilidades de cooperação

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 15h11

CAPA 24.06.2019 Consulêsa Suriname Fotos Lucas Brito 11

A Universidade Federal do Pará recebeu a visita de cortesia da consulesa do Suriname no Brasil, Jasmien Lijkwan. A consulesa esteve na UFPA, nessa segunda-feira, 24 de junho, para conhecer a estrutura, os cursos e os programas de internacionalização realizados na Universidade. O objetivo é que no futuro seja possível a realização de programas de cooperação entre instituições do Suriname e a UFPA.

373x212 24.06.2019 Consulêsa Suriname Fotos Lucas Brito 4Jasmien Lijkwan foi recebida pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e pela pró-reitora de Relações Internacionais, professora Marília Ferreira. Durante a conversa, realizada no gabinete da Reitoria, os representantes da UFPA explicaram para a consulesa quais programas internacionais são oferecidos na Universidade, falaram sobre o grande número de alunos estrangeiros que estudam na Federal atualmente e pontuaram as diversas possibilidades que podem ser aproveitadas para a concretização de novos acordos de cooperação técnica internacional.

“A visita da consulesa foi importante para a identificação das potencialidades e possibilidades de cooperação entre o Brasil e o Suriname”, afirmou a professora Marília Ferreira.

O consulado pretende identificar quantos e onde estão os estudantes naturais do Suriname que migraram para o Brasil e identificar quais as principais áreas de estudo pretendidas por eles, para que, então, sejam trabalhadas propostas para instituições com programas reconhecidos nessas áreas.  Segundo Jasmien Lijkwan, para a realização de acordos internacionais, o governo do país tem priorizado universidades de territórios limítrofes, o que favorece a escolha da UFPA, em razão da proximidade do Pará com o Suriname.

373x212 24.06.2019 Consulêsa Suriname Fotos Lucas Brito 9Próximos passos - Após a reunião, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA manterá contato com representantes do consulado para que seja realizado o compartilhamento de informações e a análise das possibilidades de encaminhamento para que se concretize a aproximação das universidade surinamenses com a UFPA.

Atualmente, a Universidade mantém mais de 280 acordos de cooperação internacionais vigentes, o que inclui a recepção e o envio de alunos e professores para diversas instituições espalhadas pelo mundo, a realização de pesquisas em parceria, programas de estágio, cotutela, dupla diplomação, entre outras modalidades. Portugal, França e Estados Unidos são os países com os maiores índices de acordos em andamento.

Sobre o Suriname - É o menor país da América Latina, com pouco menos de 165.000 quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 558.368 habitantes, com um alto índice de alfabetização (91,5%). O idioma oficial é o holandês, porém o inglês também é amplamente usado, visto que seu ensino é obrigatório nos anos escolares, e há também o surinamês, língua crioula bastante utilizada no dia a dia. Além desses três idiomas, como o país tem uma grande variedade étnica e religiosa, outras mesclas linguísticas também podem ser encontradas em diferentes regiões.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito