Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Memória da Amazônia da UFPA promove III Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Centro de Memória da Amazônia da UFPA promove III Semana Nacional de Arquivos

  • Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 15h30

746x423 13.04.2012 Novo Centro de Memória Foto Alexandre Moraes 125

A terceira edição da Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) da Universidade Federal do Pará, ocorre nesta quinta-feira, dia 27 de junho. O evento é sediado no próprio CMA, quando serão realizadas mesas de debate, visitas guiadas e exposição de documentos e obras raras. A entrada é gratuita e o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para a SNA em 2019 é “Desenhando Arquivos”.

A realização da Semana Nacional de Arquivos (SNA) tem o objetivo de aproximar as instituições arquivísticas da sociedade, aumentar a visibilidade dessa unidade e divulgar os trabalhos desenvolvidos com base na consulta em arquivos, em centros de memória e em outras entidades detentoras de acervos arquivísticos.

“A importância de fazer esse evento no Centro de Memória é convidar a comunidade científica e a sociedade civil, já que nós recebemos a sociedade civil para resolver problemas de família, paternidade, regularização fundiária e uma série de outras questões, e os pesquisadores, para conhecer nosso acervo e, melhor ainda, conhecer o trabalho que está sendo feito e as discussões teóricas e metodológicas acerca do acervo”, ressalta o professor William Gaia, diretor do Centro de Memória da Amazônia da UFPA.

Programação – A programação da Semana Nacional de Arquivos contará com rodas de conversas, palestras, visita guiada, exposição de documentos e obras raras, bem como discussões sobre as formas de organização, catalogação e digitalização de documentação, que tem sido implementada no CMA com o objetivo de facilitar a disponibilidade de informações para os pesquisadores da Amazônia, ao compreender acervo e patrimônio como cidadania democrática.

Haverá, ainda, um diálogo entre as abordagens de patrimônio, acervo, memória e educação, que compõem os trabalhos realizados pelo Centro de Memória da Amazônia e também de instituições, como o Arquivo Público do Pará, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Seção Pará (IPHAN) e o Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

O CMA - O Centro de Memória da Amazônia é um órgão suplementar da UFPA que atua na aprendizagem teórica e prática no que diz respeito à preservação, ao restauro, à organização, à catalogação, à digitalização e à divulgação de documentos. O material do CMA é formado pela Coleção de Documentos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), a qual é organizada em duas grandes áreas: cível e criminal, com ricos conjuntos documentais correspondentes a varas e cartórios da capital e do interior do Estado, que datam de 1785 a 1970.

Em novembro de 2018, o Centro foi convidado a integrar a rede de pesquisa mantida pela University Museums and Collections (UMAC), entidade internacional constituída por um Comitê de Museus Universitários e Coleções do Conselho Internacional de Museus e, desde então, seu acervo é disponibilizado globalmente.

Serviço:
III Semana Nacional de Arquivos do Centro de Memória da Amazônia da UFPA.
Data: 27 de junho.
Hora: às 9h.
Local: Centro de Memória da Amazônia da UFPA, em Belém (trav. Rui Barbosa, 491- Reduto).
Entrada gratuita.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página