Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Memória da Amazônia da UFPA promove III Semana Nacional de Arquivos

Centro de Memória da Amazônia da UFPA promove III Semana Nacional de Arquivos

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 15h30

746x423 13.04.2012 Novo Centro de Memória Foto Alexandre Moraes 125

A terceira edição da Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) da Universidade Federal do Pará, ocorre nesta quinta-feira, dia 27 de junho. O evento é sediado no próprio CMA, quando serão realizadas mesas de debate, visitas guiadas e exposição de documentos e obras raras. A entrada é gratuita e o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para a SNA em 2019 é “Desenhando Arquivos”.

A realização da Semana Nacional de Arquivos (SNA) tem o objetivo de aproximar as instituições arquivísticas da sociedade, aumentar a visibilidade dessa unidade e divulgar os trabalhos desenvolvidos com base na consulta em arquivos, em centros de memória e em outras entidades detentoras de acervos arquivísticos.

“A importância de fazer esse evento no Centro de Memória é convidar a comunidade científica e a sociedade civil, já que nós recebemos a sociedade civil para resolver problemas de família, paternidade, regularização fundiária e uma série de outras questões, e os pesquisadores, para conhecer nosso acervo e, melhor ainda, conhecer o trabalho que está sendo feito e as discussões teóricas e metodológicas acerca do acervo”, ressalta o professor William Gaia, diretor do Centro de Memória da Amazônia da UFPA.

Programação – A programação da Semana Nacional de Arquivos contará com rodas de conversas, palestras, visita guiada, exposição de documentos e obras raras, bem como discussões sobre as formas de organização, catalogação e digitalização de documentação, que tem sido implementada no CMA com o objetivo de facilitar a disponibilidade de informações para os pesquisadores da Amazônia, ao compreender acervo e patrimônio como cidadania democrática.

Haverá, ainda, um diálogo entre as abordagens de patrimônio, acervo, memória e educação, que compõem os trabalhos realizados pelo Centro de Memória da Amazônia e também de instituições, como o Arquivo Público do Pará, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Seção Pará (IPHAN) e o Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

O CMA - O Centro de Memória da Amazônia é um órgão suplementar da UFPA que atua na aprendizagem teórica e prática no que diz respeito à preservação, ao restauro, à organização, à catalogação, à digitalização e à divulgação de documentos. O material do CMA é formado pela Coleção de Documentos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), a qual é organizada em duas grandes áreas: cível e criminal, com ricos conjuntos documentais correspondentes a varas e cartórios da capital e do interior do Estado, que datam de 1785 a 1970.

Em novembro de 2018, o Centro foi convidado a integrar a rede de pesquisa mantida pela University Museums and Collections (UMAC), entidade internacional constituída por um Comitê de Museus Universitários e Coleções do Conselho Internacional de Museus e, desde então, seu acervo é disponibilizado globalmente.

III Semana Nacional de Arquivos do Centro de Memória da Amazônia da UFPA.
Data: 27 de junho.
Hora: às 9h.
Local: Centro de Memória da Amazônia da UFPA, em Belém (trav. Rui Barbosa, 491- Reduto).
Entrada gratuita.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA