Página inicial > Ultimas Notícias > Roda de conversa “História do teatro na UFPA” ocorre nesta quinta, no Teatro Universitário Cláudio Barradas

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 15h02

TOPO Matéria Portal 746x423px 1

A relação entre a cidade de Belém, o teatro e a Universidade Federal do Pará (UFPA) será rememorada nesta quinta-feira, dia 27 de junho, na Roda de Conversa “História do Teatro na UFPA”, que ocorrerá às 18h30, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. A realização do evento é da Reitoria da UFPA, do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).

Para esse palco de muitas lembranças, foram convidados Amir Haddad e Carlos Marcondes, professores das primeiras turmas do Serviço de Teatro da Universidade do Pará (STUP), inaugurado em 1962,  que deu origem ao que, hoje, é a Escola de Teatro e Dança da UFPA, importante espaço de formação em Artes Cênicas, no Estado e na Região Norte.

A roda de conversa contará também com a mediação de Zélia Amador de Deus, professora, atriz, diretora teatral, ativista do Movimento Negro e assessora de Diversidade e Inclusão da UFPA; Regina Alves, jornalista, doutora em Ciências Sociais pela UFPA e professora da Universidade; Jaime Amaral, diretor e docente da ETDUFPA, doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Marton Maués, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA e doutor em Artes Cênicas, também pela UFBA.

O evento será filmado e a conversa aberta para a participação do público, em um enredo com vários protagonistas. A entrada é gratuita.

Sobre os convidados - Amir Haddad e Carlos Marcondes são dois dos primeiros docentes do Serviço de Teatro da Universidade do Pará, que foi fundado pelos professores Maria Sylvia Nunes e Benedito Nunes, ofertando o curso de Iniciação Teatral. Ambos vieram, a convite de Maria Sylvia e Benedito, integrar essa iniciativa piloto, que, ao longo dos anos, se fortaleceu até constituir o que hoje é a ETDUFPA. A escola atualmente oferta e sedia cursos técnicos e de graduação da área de Artes Cênicas, além de atividades artísticas e de pesquisa em Artes.

Amir Haddad é diretor e ator dos mais renomados no País. Na sua trajetória em Teatro, figura a criação, em 1958, do Teatro Oficina, importante grupo de artes cênicas do Brasil, ainda hoje em atividade sob o nome de Oficina Usyna Uzona. Tendo se desligado do grupo em 1961, viaja a Belém do Pará, onde se instala e passa a dar aulas de interpretação, até 1964, na Escola de Teatro. Desde então, continua sua atuação como docente em instituições nacionais e internacionais. Seu currículo possui alguns espetáculos, como Cândida, de Bernard Shaw; A Ponte, de Carlos Queiroz Telles; e As Meninas, de Luiz Carlos Góes e Maitê Proença; além de peças de William Shakespeare e shows de Ney Matogrosso e de Beto Guedes.

Carlos Marcondes é professor, sociólogo e historiador e possui formação em Interpretação Teatral pela Escola de Arte Dramática de São Paulo. Também foi um dos professores fundadores do Serviço de Teatro da Universidade do Pará, na qual ministrou aulas de dicção. Entre as suas publicações a respeito do teatro está a obra O Teatro que o Povo Cria. Cordão de Pássaros, Cordão de Bichos, Pássaros Juninos do Pará, publicada em 1998. Possui também trabalhos nas áreas de História Social e Antropologia Visual.

Roda de Conversa “História do Teatro na UFPA”
Convidados: Amir Haddad e Carlos Marcondes
Mediação: Zélia Amador de Deus, Regina Alves, Jaime Amaral e Marton Maués
Data: 27 de junho