Página inicial > Ultimas Notícias > Simpósio Brasil-África discute agricultura familiar e segurança alimentar

Simpósio Brasil-África discute agricultura familiar e segurança alimentar

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 15h19

Seminário Agricultura Familiar

A Casa Brasil-África (CBA), em colaboração com o Instituto Amazônico de Agricultura Familiar (INEAF) da Universidade Federal do Pará, realizará, nesta sexta-feira, 28, o “Simpósio Brasil-África: Agricultura Familiar e Segurança Alimentar”. O simpósio será realizado no auditório do INEAF, no Campus Básico da UFPA, e as inscrições para o evento devem ser realizadas a partir das 8h de sexta.

O evento visa estimular a troca de conhecimento e o debate de diversos temas relacionados com a agricultura familiar, incluindo a possibilidade de colaboração entre o Brasil e países africanos, na agricultura, e o decênio das Nações Unidas para agricultura familiar e a agricultura familiar na Amazônia brasileira. “A agricultura familiar tem um peso considerável em todos os países, desenvolvidos ou em desenvolvimento. Nestes últimos anos, constitui uma atividade econômica fundamental”, lembra o professor Dionísio Poey, diretor da CBA.

Só no Brasil, a agricultura familiar corresponde a 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e representa 84% dos estabelecimentos agropecuários já existentes no País, segundo o Ministério da Agricultura.  “Uma agricultura familiar bem atendida pelo Estado contribui para o desenvolvimento econômico e social integral do País e para a melhora da qualidade de vida de toda a população”, pontua Dionísio Poey.

Programação – O evento contará com quatro palestras, além da mesa de abertura, que terá início às 9h. A primeira palestra do simpósio será “O futuro incerto da agricultura familiar na Amazônia brasileira: um desafio para os movimentos sociais, territórios e políticas públicas”. Segundo o professor Dionísio Poey, este momento será importante para debater as políticas que envolvem o setor, e os investimento que não devem ser pensados isoladamente, e sim sob a análise de todo o contexto no qual a atividade está inserida.

“Devido às dimensões econômicas, sociais e culturais que a envolvem, a agricultura familiar deve ser atendida multilateralmente por meio de políticas públicas que não se limitem aos aspectos agrícola e financeiro. Esse setor populacional deve ser beneficiado integralmente, com políticas que facilitem também o seu acesso à educação, à saúde, ao saneamento básico, à segurança alimentar e à capacitação técnica”, antecipa o professor sobre o que será falado na mesa.

Logo depois, haverá a palestra “Segurança alimentar e nutricional nos quilombos brasileiros e em países africanos: possibilidades de colaboração”, seguida pela mesa “Reflexões sobre as políticas econômicas adotadas pelos países africanos depois das independências”. Para encerrar o evento, a última palestra terá como tema “África e o Decénio das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028): desafios e caminhos para o desenvolvimento”, às 11h20.

Simpósio Brasil-África: Agricultura Familiar e Segurança Alimentar
Data: Sexta-feira, 28 de junho de 2019
Hora: das 9h às 12h
Local: auditório do INEAF
Inscrições no local do evento, a partir das 8h.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA