Página inicial > Ultimas Notícias > Outorga do Título de Professora Emérita da UFPA reconhece a trajetória de Maria Sylvia Nunes

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 15h00

FOTO MARIA SYLVIA TOPO MATÉRIA PORTAL 746X423

Acontece hoje, 28 de junho, às 19h, a cerimônia de outorga do título de Professora Emérita da Universidade Federal do Pará a Maria Sylvia Nunes, cuja trajetória é dedicada à valorização e à institucionalização do Teatro como formação acadêmica e de vida. A proposição do título foi uma iniciativa do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

Com o esposo, Benedito Nunes, fundador da Faculdade de Filosofia da UFPA e professor emérito da Instituição, Maria Sylvia fundou o Grupo Norte Teatro Escola do Pará (NTEP), um lugar não somente para a prática, mas também para a reflexão e o ensino do Teatro. A iniciativa deu origem, em 1962, ao Serviço de Teatro da Universidade do Pará (STUP), atual Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), lar e celeiro de gerações de artistas e pesquisadores das artes cênicas no Estado. É justamente em um dos espaços de formação teatral da ETDUFPA, o Teatro Universitário Cláudio Barradas, que ocorrerá a solenidade de outorga do título. Estarão presentes figuras importantes para as histórias interligadas da professora e do Teatro paraense, além da comunidade acadêmica da UFPA e de convidados.

Paschoal Carlos Magno Maria Sylvia Nunes e Benedito Nunes Acervo Maria Sylvia 373x211Entre os convidados, estão aqueles que irão compor o cortejo da cerimônia de concessão do título: os professores Amir Haddad e Carlos Marcondes, docentes das primeiras turmas de Teatro na Universidade. A passagem de ambos pelo Teatro paraense deixou frutos que repercutem até hoje. O primeiro é criador do Auto do Círio, espetáculo de rua realizado sempre às vésperas do Círio de Nazaré - e já incorporado ao calendário cultural da cidade -,  promovido pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. O segundo é autor do livro O Teatro que o Povo Cria. Cordão de Pássaros, Cordão de Bichos, Pássaros Juninos do Pará, sobre essa importante manifestação cultural paraense. Além deles, fará parte do cortejo o professor Jaime Amaral, diretor da ETDUFPA.

Ainda farão parte da cerimônia a professora Lilia Chaves, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA; Marton Maués, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA; o tenor Guto Ó de Almeida e a pianista Ana Maria Adade, da Fundação Carlos Gomes.

Morte e vida Severina. Ensaio na Casa da Estrella Acervo Maria Sylvia 373x211Sobre Maria Sylvia Nunes - Nascida em Belém, em 7 de janeiro de 1930, bacharelou-se em Direito pela antiga Faculdade de Direito do Pará. Desde muito jovem, esteve envolvida com atividades artísticas e literárias. Foi uma das responsáveis pela criação da Escola de Teatro da Universidade Federal do Pará (hoje Escola de Teatro e Dança), tendo sido, ali, professora de História do Teatro, História do Espetáculo e Teoria do Teatro, e a sua primeira diretora.

Sua atuação é fundamental para compreender a história moderna das artes cênicas na cidade e, em geral, na Região Amazônica. Para a manutenção das atividades do Serviço de Teatro da Universidade do Pará, Maria Sylvia trouxe a Belém diversos nomes para atuarem como docentes das primeiras turmas do curso de Iniciação Teatral, as quais eram formadas, quase que unicamente, por pessoas de classes menos favorecidas economicamente. Entre esses nomes, estavam Amir Haddad, Carlos Marcondes e Yolanda Amadei.

A Outorga do Título de Professora Emérita da UFPA a Maria Sylvia Nunes reconhece anos de uma trajetória transformadora na cultura do Estado, que permanece, até hoje, em ações da UFPA e da Secretaria de Estado de Cultura do Pará nas áreas de Teatro, Museologia, Dança, Música e Artes como um todo. Atualmente, Maria Sylvia preside o Conselho da Editora da UFPA.

Maria Sylvia será a 47ª pessoa a receber esse título, das quais somente cinco, incluindo ela, são mulheres. O primeiro foi concedido à Betina Ferro de Souza, em 1984; o segundo, à Clara Maria Pandolfo, em 1989; o terceiro, à Maria Anunciada Chaves, em 1992; e o quarto, à Violeta Refkalefsky Loureiro, em 2015.

Solenidade de Outorga do Título de Professora Emérita da UFPA para Maria Sylvia Nunes

Data: 28 de junho, sexta-feira
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
Endereço: Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, Umarizal, Belém.

Texto: Divulgação
Fotos: Acervo Maria Sylvia