Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp realiza solenidade de entrega do Prêmio Benedito Nunes

Propesp realiza solenidade de entrega do Prêmio Benedito Nunes

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 16h15

Convite Premio Professor Benedito Nunes2

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará, no dia 9 de julho, a solenidade de entrega do Prêmio Benedito Nunes para o vencedor da edição de 2018. A cerimônia será no auditório da Secretaria dos Conselhos Superiores (Sege), no prédio da Reitoria, às 17h.

A premiação contempla as melhores teses de doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação dos Institutos de Ciências da Arte (ICA), Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Letras e Comunicação (ILC). Foram selecionadas três teses, sendo uma de cada instituto participante, e foram analisadas por uma comissão julgadora.

“As três teses de doutorado, a despeito dos diferentes objetos a que se dedicam, apresentam importantes resultados em suas áreas de pesquisa, bem como vasta e pertinente documentação, constituindo precioso referencial para pesquisas futuras”, conta o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

A tese vencedora, com o título “Arte Pará: uma interpretação antropológica e visual”, do professor John Fletcher, foi indicada pelo IFCH. O trabalho, que realiza uma abordagem histórica e antropológica de 34 edições do Salão Arte Pará, entre 1982 e 2015, será publicado pela editora da UFPA (ed.ufpa) e receberá 5 mil reais como premiação.

Prêmio Benedito Nunes – A premiação, que ocorre a cada dois anos, contempla trabalhos nas áreas de Arte, Ciências Humanas, Comunicação, Filosofia e Literatura. A seleção das teses é feita em duas fases: na primeira, os institutos selecionam suas melhores teses, por meio de banca própria. Na segunda fase, uma comissão julgadora final seleciona a melhor entre as três.

Além da tese vencedora, outras duas foram indicadas para a premiação: “Vanguardismos e modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941- 1968) ”, de José Denis de Oliveira, indicada pelo ICA, e “Estresse, características resilientes e sociodemográficas de alunos com deficiência e com transtornos funcionais específicos da UFPA (campus do Guamá) ”, de Rosamaria Reo Pereira, indicada pelo ILC.

Entrega do Prêmio Benedito Nunes
Hora: às 17h