Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Bacharelado em Artes Visuais promove a exposição “Trilhas

Curso de Bacharelado em Artes Visuais promove a exposição “Trilhas

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 15h23

TRILHAS experimentaçoes tridimensionais

Os alunos da turma de 2017 do curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA) promovem, nos espaços da Universidade, a exposição “Trilhas”. Aberta ao público até o dia 5 de julho, a exposição é resultado da disciplina Laboratório de Experimentações Tridimensionais (2019), coordenado pelo professor Ubiraelcio Malheiros. A mostra pode ser vista em diferentes pontos da UFPA, incluindo a Faculdade de Artes Visuais.

TrilhasDe acordo com o professor Ubiraelcio Malheiros, a iniciativa visa evidenciar o espaço do campus como ponto de partida e chegada para experimentações artísticas, assim como são as cidades, além de divulgar os trabalhos dos alunos que demonstram suas respectivas formas de pensar com base nas relações visuais e de significados com o espaço da Universidade, com a natureza que a envolve, com as memórias etc. “Sua temática está relacionada à construção da forma tridimensional, por vários meios: instalação, performance, objetos, esculturas. Abrange questões contemporâneas relacionadas com a reflexão e as diferentes representações dos alunos que evidenciam estilhaços na paisagem, como trilhas, que ora são formais, ora são de cunho político e/ou histórico”, explica o professor.

De panfletagem nas paredes e no piso do bloco F a uma lona plástica vermelha instalada no meio da cobertura da passarela que liga o Campus Básico ao Profissional e objetos expostos nos jardins em torno dos espaços livres da FAV, encontram-se processos e meios de representar ideias e conflitos atuais. “Nesse contexto, as percepções materializadas nessas obras confrontam os transeuntes para além do campo expandido da escultura adequada ao espaço com que se relacionam – são registros visuais que entendem o espaço universitário como conteúdo e continente da própria cidade em que habitam, e projetam as suas perspectivas e seus sonhos”, afirma Ubiraelcio Malheiros.

A exposição é aberta ao público e está disposta para os observadores que transitam cotidianamente nos locais em que as obras estão expostas: Bloco F, no hall do ateliê de Artes Plásticas, e nos jardins em torno e na ponte/passarela que liga o Básico ao Profissional.

Trilhas 2Trilhas - Quais são os limites da tridimensionalidade no mundo visual que temos e no qual vivemos? Esculturas, instalações e performances são ressignificações que formam uma visualidade diferente daquela tradicional, cotidiana. Com esses artifícios, a exposição propõe uma reflexão sobre o campus e as suas múltiplas vivências – o olhar para o rio, o interior de uma faculdade e dos caminhos que os conectam.

Em “Trilhas”, diferentes percursos apontam para essa ideia, assim como fronteiras de dimensões são perceptíveis na representação de imagens tanto no espaço físico quanto no virtual. A comunicação e a percepção individual ou coletiva de cada trabalho refletem uma memória, um pensamento, uma realidade específica. Assim, o resultado dessa mostra relaciona-se com uma série de formas visuais inusitadas, que se desdobraram na poética de ver o campus universitário como “espaço-cidade”, para investigação e estímulo para experimentação e intervenção artística.

Serviços:
Disciplina Laboratório de Experimentação Tridimensional promove mostra de Arte na UFPA.
Data: até o dia 5 de julho de 2019
Local: Faculdade de Artes Visuais, bloco F, no hall do ateliê de Artes Plásticas, nos jardins em torno e na ponte/passarela da UFPA.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte e fotos: Divulgação