Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA realiza segundo módulo da capacitação para profissionais da atenção básica
Início do conteúdo da página

Complexo Hospitalar da UFPA realiza segundo módulo da capacitação para profissionais da atenção básica

  • Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 15h52

Barros Barreto3

Ocorreu, na última quarta-feira (26), o Módulo II do Programa de Educação Permanente para Profissionais de Saúde da Atenção Básica, do ano de 2019, oferecido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA). Quarenta profissionais participaram da capacitação, entre médicos e enfermeiros do Programa Mais Médicos, dos municípios de Aurora do Pará, Mãe do Rio e Ulianópolis, além de residentes do Programa de Residência Médica em Saúde da Família e da Comunidade do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

O objetivo da capacitação é atender às necessidades das equipes da atenção básica por meio da atualização de temas relevantes para suas realidades. Neste módulo, os temas escolhidos foram: "Uso racional da padronização medicamentosa do hiperdia", "Hanseníase" e "Tuberculose: desafios e abordagem diagnóstica e terapêutica". "Como a incidência dessas doenças é muito comum na nossa região, precisamos capacitar os profissionais, para que possam diagnosticar e tratar corretamente o paciente, e também atualizar diretrizes", comenta a chefe do Setor de Pesquisa e Inovação do Complexo, Simone Conde.

A hipertensão foi o primeiro dos três temas a ser ministrado e contou com a participação do médico Walgner Tarcísio, da Unidade de Clínica Médica do HUJBB, que também atua na área de Medicina da Família e da Comunidade. Além dos aspectos principais sobre o diagnóstico, o tratamento e os medicamentos disponíveis na atenção básica para pacientes hipertensos, o médico salientou a necessidade de abordar o paciente de forma humanizada, adequando a linguagem e o tipo de medicação, alertando sobre a importância da mudança do estilo de vida. Para o médico, é necessário que os profissionais que irão atuar com a comunidade estejam dispostos a interagir e compreender a realidade das pessoas, aumentando a resolutividade dos casos ainda na atenção básica.

A dermatologista Carla Pires, professora da Faculdade de Medicina da UFPA, discorreu sobre a hanseníase, os principais sintomas, o diagnóstico e o tratamento adequado que o paciente pode receber nas unidades de saúde. Ela explica que é importante que a equipe saiba identificar casos de hanseníase antes que a doença avance e destaca a importância da orientação correta do paciente para que o tratamento possa continuar de forma adequada.

Outro assunto abordado foi a tuberculose, sobre o qual os palestrantes foram o médico pneumologista Carlos Albério e a enfermeira Luciana Leal, que atuam no Ambulatório de Tuberculose Multirresistente do Barros Barreto, referência secundária e terciária no tratamento da tuberculose no Estado. Segundo eles, é na atenção básica que os pacientes são recebidos quando apresentam os primeiros sintomas, por isso é importante que o tratamento seja acompanhado pela equipe, para que se possa aumentar a adesão e as chances de cura do paciente.

A médica Dionara de Carvalho Costa veio do município de Aurora do Pará para receber a capacitação. Ela conta que viajou cerca de cinco horas até Belém e avaliou a experiência como positiva. "É muito importante a abordagem que fazem com a gente, de perceber quais são as nossas necessidades, quais lacunas precisamos preencher na nossa formação e melhorar o atendimento que prestamos", afirma a profissional.

A chefe do Setor de Pesquisa e Inovação do Complexo, Simone Conde, completa que a educação continuada para a atenção básica faz parte da missão dos hospitais da Rede Ebserh, de ensino, pesquisa e assistência. "Nós trabalhamos em rede, o paciente vem da atenção básica para o hospital, ao sair daqui, ele volta para a rede primária, por isso só vamos ter um processo adequado se todos os elementos estratégicos da rede conversarem entre si, e cada vez mais se capacitarem e se organizarem juntos", afirma a médica. Os próximos módulos da capacitação abordarão temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), alterações nutricionais e dermatoses na infância.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015. 

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Arquivo / Ascom

registrado em:
Fim do conteúdo da página