Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA comemora entrega de novos laboratórios e anuncia a criação de Sala de Cinema

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 16h31

CAPA 28.06.2019 Apresentação dos laboratórios da FAV site Foto Alexandre de Moraes 4 1

Em uma sessão solene, a direção da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA) fez a apresentação oficial, na última sexta-feira, 28, dos novos laboratórios do curso de Graduação em Cinema e Audiovisual. Totalmente equipada, a estrutura dos laboratórios, que é formada por ilhas de edição, sala de áudio e estúdio de cinema, dará início a uma nova fase no ensino e na produção audiovisual dos alunos.

373x212 28.06.2019 Apresentação dos laboratórios da FAV site Foto Alexandre de Moraes 2Os investimentos para a aquisição de equipamentos de vídeo, iluminação, som e informática, bem como para a instalação da nova estrutura física foram na ordem de R$ 1 milhão, oriundos de emenda individual, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA). O parlamentar esteve presente à sessão e, com representantes da Administração Superior da UFPA, com professores e com alunos da faculdade, comemorou mais um avanço na busca pela qualidade do ensino na Federal Paraense.

A mesa de abertura da sessão teve a presença do reitor Emmanuel Tourinho; do senador Paulo Rocha; da diretora do Instituto de Ciência das Artes (ICA), Adriana Azulay; da diretora da Faculdade de Cinema e Audiovisual, Ana Cláudia Melo; e do coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, André de Almeida.

373x212 28.06.2019 Apresentação dos laboratórios da FAV site Foto Alexandre de Moraes 8 1Durante a cerimônia, a diretora da faculdade, Ana Cláudia Melo, fez uma breve apresentação do processo de expansão das universidades brasileiras, enfatizando o salto no ensino superior alcançado no Estado do Pará, por meio do Programa REUNI. Falou da criação dos novos cursos de graduação na UFPA, entre eles o de Cinema e Audiovisual e o de Museologia, ambos inéditos na Região Norte do Brasil, e hoje comemorou mais um passo importante com a entrega dos novos laboratórios.

“Hoje é um dia de conquista e um momento histórico, de resistência da Universidade. E esta emenda do senador, que reconhece a importância do ensino superior, não só beneficia o curso de cinema e audiovisual, como também todos os cursos da faculdade.”

2373x212 8.06.2019 Apresentação dos laboratórios da FAV site Foto Alexandre de Moraes 6Além dos novos laboratórios, a comunidade acadêmica comemorou o anúncio de criação do Cinema da Universidade Federal do Pará, feito pelo reitor Emmanuel Tourinho. O projeto contará com alocação de recursos de emenda individual do senador, no valor de R$ 1 milhão por ano (para os próximos quatro anos), e envolve a construção de um prédio, que vai acolher a Sala de Cinema da Universidade, uma livraria e a sede da Editora da UFPA.

De acordo com Emmanuel Tourinho, o projeto de construção do Cinema da UFPA está em fase de finalização para abertura de licitação das obras. “A ideia é que este cinema, que está sendo projetado com todo o rigor técnico, seja usado para as aulas do curso e para as sessões abertas à comunidade acadêmica e do entorno da Universidade. Além da exibição de mostras de produções da faculdade e de parceiros, acolherá projetos de enorme importância acadêmica, social e cultural para toda a cidade”, frisou.

373x212 28.06.2019 Apresentação dos laboratórios da FAV site Foto Alexandre de Moraes 5Para o senador Paulo Rocha, o cinema paraense tem muita história para contar sobre a luta do povo no Estado. O senador reiterou o seu apoio ao ensino na Instituição. “Há uma história de lutas do povo paraense a ser retratada pelas produções artísticas em nosso Estado. A Universidade também poderá contar com a minha parceria, para viabilizar projetos que recuperem esses fatos. Com isso, o aluno não só terá contato com a história do nosso povo, como também se preparará melhor na sua consciência.”

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes