Página inicial > Ultimas Notícias > Conselho Universitário aprova a criação da Galeria de Arte da UFPA

Conselho Universitário aprova a criação da Galeria de Arte da UFPA

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 15h55

CAPA 24.06.2019 CONSUN Foto Alexandre de Moraes site2

O Conselho Universitário (Consun) aprovou, no último dia 24 de junho, a criação da Galeria de Arte da Universidade Federal do Pará, GAU. Como Órgão Suplementar vinculado à Reitoria, a GAU será um ambiente para experimentação, difusão e reflexão sobre produções artísticas, a serviço de atividades de formação, de pesquisa e de difusão de produções de artistas da UFPA e de convidados.

A proposta de Criação da Galeria de Arte da UFPA (GAU), para a divulgação de produções artísticas e formação de públicos para as artes foi encaminhada à Câmara de Legislação e Normas pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, por meio do Ofício nº 438/2019/GR/UFPA, do dia 5 de junho de 2019. Após a análise do relator do processo, a proposta foi submetida à apreciação do Consun.

373x212 24.06.2019 CONSUN Foto Alexandre de Moraes site4“Com a criação da Galeria de Arte da UFPA, damos mais uma passo para concretizar o que havíamos anunciado como projeto para o Mercedários/UFPA, um espaço de ensino, pesquisa, extensão e interação ampla com a sociedade nas áreas de cultura, arte e conservação do patrimônio arquitetônico de Belém”, afirmou o reitor Emmanuel Tourinho. “Agradeço ao professor Orlando Maneschy, da Faculdade de Artes Visuais, a elaboração e coordenação dessa proposta, que tem enorme valor para todos nós”, concluiu o reitor.

A galeria funcionará em espaço próprio, no prédio do Mercedários/UFPA, com atividades desenvolvidas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes, com a Coleção Amazoniana de Arte da UFPA e com os Cursos de Graduação em Artes Visuais e Museologia. Também será espaço para práticas de estágio dos discentes desses cursos.

373x212 24.06.2019 CONSUN Foto Alexandre de Moraes site5O quadro de servidores da GAU será constituído por diretor(a) e por servidores técnico-administrativos necessários para o desenvolvimento das atividades. Também contará com  um Conselho Gestor, formado pelo diretor, como seu presidente, os coordenadores dos Setores Educativo, Curatorial, Museológico e de Restauro da GAU, um representante docente ou técnico-administrativo e um representante discente do Programa de Pós-Graduação em Artes, um representante docente ou técnico-administrativo e um representante discente da Faculdade de Artes Visuais, dois representantes dos docentes ou técnicos-administrativos que desenvolvam atividades na GAU, e dois representantes de artistas, cujo trabalho tenha relação com as atividades da GAU.

O papel do Conselho Gestor será definir políticas e supervisionar a administração da Galeria de Arte, bem como acompanhar as atividades de gestão, propor à Diretoria e às Coordenações da GAU matérias de interesse das unidades técnico-administrativas, acatar e acompanhar a implementação das deliberações dos Órgãos Superiores da Universidade, entre outras atividades.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes