Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba recebe mostra de filmes latino-americanos

Campus de Abaetetuba recebe mostra de filmes latino-americanos

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 16h48

CARTAZ CINECONTINGENCIA

A partir desta sexta-feira, 5 de julho, o Campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará vai receber a mostra “Cine Latino-Americano da Contingência”. O evento é organizado pelo curso de Letras-Língua espanhola e contará com a exibição de filmes latino-americanos em todas as quintas ou sextas-feiras dos próximos meses, até o dia 29 de novembro. A entrada é gratuita.

A mostra é uma realização do Projeto de Arte e Cultura Latino-Americana - José Martí, que promove o evento com o objetivo de dar continuidade às ações do projeto e de conscientizar sobre as múltiplas realidade que definem a sociedade da América Latina. Desta forma, a mostra pretende abrir um espaço de reflexão e debate sobre os problemas mais urgentes que afetam o cotidiano latino-americano.

O professor Marco Chandía Araya, responsável pela organização, acredita que a exposição cumpre com o compromisso que o curso de Letras-Língua espanhola tem no processo de ensino aprendizagem dos alunos. “O evento gera saberes significativos e difunde a arte e a produção cultural da América Latina. Além disso, oferece um espaço de lazer com conteúdo crítico-social”, conclui.

Programação - Serão realizadas exibições de longas produzidos em países como México, Uruguai, Chile, Colômbia e Argentina, além de um filme produzido na Espanha. Os filmes serão exibidos em espanhol, com legendas em português (ocasialmente), para que o evento possa abranger um público amplo e variado.

Abertura - A abertura do evento ocorre nesta sexta-feira, 5 de julho, e o primeiro filme a ser exibido é La jaula de oro (A jaula de ouro). Dirigido por Diego Quemada-Díez, o longa mexicano mostra a jornada de três adolescentes guatemaltecos, Juan, Chauk e Sara, rumo à fronteira dos Estados Unidos, em busca de um futuro promissor em terras norte-americanas. Os perigos que o longo caminho impõe aos migrantes, especialmente à Sara, por ser mulher, e a Chauk, por ser um indígena com dificuldades de falar espanhol, são o foco central da história. A exibição começa às 14h, depois haverá um espaço para discussão e debate.

Cine Latino-Americano da Contingência
Data: 5 de julho a 29 de novembro
Horário: das 14 às 18h
Local: Auditório Cabanagem, no Campus de Abaetetuba da UFPA