Ouvidoria do Complexo Hospitalar da UFPA melhora desempenho em ranking da CGU
No primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) obteve melhora no desempenho do atendimento de pedidos de acesso à informação pública. Os dados são do Painel da Lei de Acesso à Informação, desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU). Segundo o Painel, o CHU-UFPA caiu 42 posições no ranking de órgãos/entidades com mais omissões nos pedidos de acesso à informação. Além disso, houve diminuição no tempo de resposta às manifestações registradas na Ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias) de 90 dias, em 2018, para 28, em 2019.
Para o ouvidor do Complexo, Marcelo Novoa, esses avanços se devem à melhoria no desempenho dos setores que recebem as solicitações. "A Ouvidoria é o elo entre o manifestante e os setores demandados, os quais têm nos auxiliado bastante na resposta às solicitações em tempo rápido, e isso contribui para que melhoremos cada vez mais os nossos indicadores", afirma o ouvidor. O Complexo Hospitalar da UFPA já chegou a ocupar a sexta posição no ranking de órgãos mais omissos, mas, em junho de 2019, caiu para a 48º posição, segundo dados do Painel da CGU. Sobre as demandas da Ouvidoria, ao final de junho, das 63 manifestações respondidas, 87% foram entregues dentro do prazo da legislação.
"Os resultados mostram um movimento da gestão para aperfeiçoar os mecanismos de interlocução com o usuário. Umas das estratégias tem sido garantir a efetiva corresponsabilidade das áreas no que diz respeito ao atendimento qualificado ao usuário, que é uma obrigação legal de todo agente público", afirma a ouvidora-geral da Ebserh, Savana Dantas, que considerou satisfatórias a rapidez e a eficácia dos resultados que vêm sendo apresentados pela Ouvidoria local.
O médico e sociólogo Paulo Roberto Alves de Amorim, superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, considera que a Ouvidoria é um setor fundamental na gestão dos Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que compõem o Complexo. "Por meio das manifestações dos usuários, seja reclamações, seja elogios, podemos ter conhecimento de diversas situações e agilizar a resolução de problemas, sempre buscando melhorias no ensino e na assistência", afirma o superintendente.
Caso deseje registrar uma manifestação à Ouvidoria, o usuário é cadastrado no sistema da Controladoria Geral da União e pode acompanhar a solicitação por meio do painel eletrônico "E-ouv", do Sistema de Ouvidorias do Governo Federal. A Ouvidoria do Complexo funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, no segundo andar do hospital Barros Barreto (telefone 3201-6751) e na sala próxima ao guichê de atendimento do Hospital Bettina Ferro (telefone 3201-8594).
Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.
Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Divulgação
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