Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço Multiuso do ICJ será inaugurado nesta sexta-feira, dia 5

Espaço Multiuso do ICJ será inaugurado nesta sexta-feira, dia 5

• Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 15h16

ICJ Fachada Akexandre de Moraes

Nesta sexta-feira, 5 de julho, às 11h, será entregue a reforma do antigo auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, no qual funcionou, no passado, o Tribunal do Júri, em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA). O espaço passará a abrigar palestras e lides simuladas. Com essa estrutura, o curso de Direito da UFPA será um dos primeiros do Brasil a oferecer a disciplina optativa de "Oratória Forense", que se inicia no próximo semestre, a partir de agosto, ministrada pelo professor Ivanildo Alves.

O espaço é importante para o desenvolvimento de habilidades com a oratória forense, treinando o aluno para o melhor desempenho diante de um tribunal. "Vamos realizar simulações de julgamentos, sustentações orais, audiências, simulações de cortes internacionais. O Direito não é uma ciência abstrata, exige prática", explica a diretora da Faculdade de Direito da UFPA,  professora Valena Jacob.

Com capacidade para 110 lugares, ele vai contribuir para o melhor aprendizado do aluno de Direito da UFPA. Fica localizado fora do prédio do ICJ, próximo ao Instituto de Tecnologia (ITEC), no Campus Profissional. "A comunicação social, o bem falar, é importante para qualquer profissão do mundo moderno. É necessário que o profissional siga determinadas técnicas já sedimentadas para que possa externar o pensamento de forma plausível e didática, a fim de esclarecer e convencer a plateia, os ouvintes", explica Ivanildo Alves.

O diretor do ICJ, professorJosé Benatti, informa que foi necessário viabilizar o espaço multiuso por causa da excessiva demanda do outro auditório do Instituto, o Hailton Correa.

O antigo Tribunal do Júri ficou fechado por alguns anos. O espaço recebeu reformas elétricas e dos banheiros, restauração do piso de madeira do palco, instalação de sistema de sonorização e reforma de aparelhos de ar condicionado, além da melhoria da iluminação.

Texto: Enize Vidigal – Assessoria ICJ
Foto: Alexandre de Moraes