Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Curso sobre Oftalmoscopia e Teste do Olhinho é sucesso de público
Início do conteúdo da página

Curso sobre Oftalmoscopia e Teste do Olhinho é sucesso de público

  • Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 15h44

CAPA oftalmo

O II Curso de Oftalmoscopia e Teste do Olhinho, organizado pela Unidade da Visão do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), na sexta-feira, 28, e no sábado, 29, foi considerado um sucesso de público e de conteúdo pela organização do evento.

Mais de 40 pessoas participaram, entre plateia e convidados, e os temas abordados foram desde o Teste do Olhinho tradicional até o uso das novas tecnologias para auxiliar os especialistas nos exames. Diante do interesse do público que compareceu ao evento, a expectativa é de, no segundo semestre deste ano, promover outra capacitação, desta vez focada no secretariado em Oftalmologia, visando à preparação dos pacientes e ao auxílio aos especialistas.

373x212 oftalmo2Segundo a coordenadora de capacitação e da equipe da Unidade do Bettina, a oftalmologista Roberta Siqueira, a ideia, ao promover o curso, foi seguir a orientação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que levanta a bandeira da importância da Oftalmologia na atenção básica da saúde. "Então, estamos cumprindo com o nosso papel de, como especialistas e atuantes em um hospital de ensino, garantir aos recém-nascidos o direito ao exame assegurado por lei, como forma de prevenção à saúde da visão e  tratamento, quando detectado algum problema", enfatizou a médica.

Entre os ministrantes, colaboraram médicos da instituição hospitalar e de clínicas oftalmológicas: Frederico Lobato, especialista em ultrassonografia, plástica e órbita; Alexandre Rosa, retinólogo; Mônica Alves, glaucoma; Roberta Siqueira, retinóloga; Rita Vallinoto, oftalmologista pediatra; Marcelo Almeida, estrabismo e neuro-oftalmologista, Marcelo Newton Feitosa, retinólogo; Izabela Almeida, glaucoma; e Thaís Mendes, retinóloga.

Aulas - As teóricas foram ministradas no auditório do Centro de Estudos do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB), na sexta-feira, às 19h. Na manhã de sábado, os participantes fizeram a prática nos ambulatórios do hospital Bettina Ferro, compondo a carga horária de 15h, com direito a certificado.

373x212 oftalmo4Quem participou está na expectativa de fazer mais cursos oferecidos pela Unidade da Visão. É o caso do clínico geral Joubert Barreto, que faz atendimento em uma Unidade Básica de Saúde. Na opinião dele, o curso foi produtivo e didático, permitindo integrar a prática com o seu dia a dia. "Foi um conhecimento adquirido, que me possibilitará rastrear um diagnóstico e encaminhar os meus pacientes para o especialista correto e, assim, acelerar o início do tratamento", enfatizou.

A residente do primeiro ano de Oftalmologia do Bettina Elise Teixeira disse que as aulas do curso enriqueceram mais ainda a sua formação, pelo motivo de, até então, não ter passado por uma capacitação semelhante. Ela lamentou não ter participado antes dos cursos de Oftalmoscopia e teste do olhinho, quando ainda estava na universidade. "Na minha vida acadêmica, não passei por uma formação dessa e lamento muito por isso", desabafou.

O hospital Bettina Ferro é referência estadual no atendimento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2003, abriga o Programa de Residência em Oftalmologia da Universidade Federal do Pará, além de ofertar vagas de estágio para acadêmicos. A instituição é também referência no teste do olhinho, serviço gratuito que pode detectar e prevenir diversos problemas relacionados com a visão de crianças  até seis meses.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Divulgação da organização do curso

registrado em:
Fim do conteúdo da página