Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem 2019.2

• Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 14h50

LOGO PCNA 1 1

Estão abertas as inscrições para o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) 2019.2, do Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA). De 1º até 23 de agosto, o PCNA irá oferecer aulas de Matemática, Física, Química, Introdução à Eletrônica e à Programação, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social na região, por meio da educação interativa. As inscrições ficarão abertas até o dia 11 de julho, aqui.

O público-alvo são os estudantes ingressantes dos cursos de Engenharia, mas todos os alunos da UFPA podem se inscrever. “O programa busca fortalecer a formação em ciências básicas dos discentes, melhorar o desempenho acadêmico, garantir a integralização curricular em tempo hábil e, principalmente, proporcionar um ensino aprendizagem mais efetivo, que leve à maior qualidade do profissional”, garante Maria Francisca, bolsista e membro da equipe de administração do PCNA.

Para Maria Francisca, “ao terem o primeiro contato com a Universidade e seus métodos de ensino, os alunos se adaptam melhor e, além disso, há uma integração do estudante com sua turma antes mesmo do início do semestre.”

O PCNA ampara mais de 3.000 alunos durante o ano e influi positivamente nos indicadores de aprovação nas engenharias da UFPA, comprovando que projetos como este são táticas eficientes para desenvolver mais engenheiros no Brasil e, consequentemente, suprir a demanda de tais profissionais.

PCNA - O Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem é realizado por meio de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia (ITEC) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e atende, desde 2011, a alunos recém-chegados nos cursos de engenharias. O PCNA proporciona o nivelamento em duas ocasiões, no início do ano e durante o intervalo dos semestres. O programa também disponibiliza os serviços de Plantão de Dúvidas, monitoria e tutoria aos alunos durante o ano inteiro.

O projeto é conduzido por uma equipe de docentes e discentes que, juntos, planejam e criam um material didático, produzem aulas criativas aplicando dinâmicas lúdicas e revelam aos estudantes ingressantes na universidade outra perspectiva em relação à vida profissional. Dessa forma, O PCNA engaja e motiva o aluno-pesquisador a buscar o conhecimento e ser autodidata.

Curso de Nivelamento 2019.2
Inscrições: até 11 de julho aqui.
Período do curso: de 1º até 23 agosto
Mais informações pelo facebook ou instagram

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA