Técnicos e pesquisadores da UFPA discutem implementação de projeto voltado para licitações sustentáveis
Dando prosseguimento à busca por novas práticas que garantam um sistema de gestão de uso de energia elétrica sustentável na Universidade Federal do Pará (UFPA), reuniram-se, esta semana, técnicos e pesquisadores, para discutir a implementação de um projeto voltado para licitações sustentáveis. O objetivo é otimizar a economia da Instituição e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente, por meio da atualização permanente de itens da Agenda de Compras, com a aquisição de materiais mais eficientes, que proporcionem um menor consumo de energia.
O encontro ocorreu na última segunda-feira, dia 2 de julho, no auditório da Pró-Reitoria de Administração (Proad), no Campus do Guamá. Os parceiros são: a Diretoria de Compras e Serviços da Proad, a Prefeitura do Campus da UFPA e os pesquisadores do Centro de Excelência e Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon).
O projeto trata da revisão das especificações dos materiais relacionados com a energia, como lâmpadas e aparelhos de refrigeração que são anualmente comprados pela Universidade, além da construção de um termo de referência para uma possível contratação de módulos fotovoltaicos.
Segundo a assessora da Proad Aline Casimiro, a iniciativa surgiu de duas motivações: a primeira delas é o Plano de Logística Sustentável/2019 da UFPA, aprovado pelo Conselho Universitário (Consun), no dia 24 de junho. O eixo 11 do PLS tem como objetivo a aquisição de materiais com atributos sustentáveis. Já o eixo 13 trata da gestão e eficiência energética.
A outra motivação foi a iniciativa do Ceamazon em realizar um estudo sobre a Eficiência Energética em Edificações da UFPA, apresentado pelos estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFPA), durante um workshop realizado em junho deste ano.
“A ideia é unir a necessidade administrativa com a competência técnica para aprimorar as contratações no âmbito da própria universidade”, disse Aline Casimiro.
Construção coletiva – O projeto será implementado com a construção coletiva dos documentos para as licitações, o acompanhamento técnico na elaboração desses documentos e com a realização da licitação. Também haverá avaliação da melhoria da qualidade e da eficiência dos produtos contratados.
Para a pesquisadora do Ceamazon Carminda Carvalho, é preciso prezar não só pelo preço como também pela qualidade do produto. E isso requer estabelecer com os fornecedores os itens necessários para garantir conforto, bem-estar e durabilidade. “A reunião foi muito produtiva e todos se mostraram bastante disponíveis em colaborar com a Instituição. Essa iniciativa poderá, inclusive, servir de exemplo para toda a sociedade”, afirmou.
Nesta primeira reunião, os participantes definiram como primeira ação o levantamento sobre a necessidade da identificação de alguns itens considerados de menor eficiência. Posteriormente, serão propostas contratações alternativas, que devem incluir as características de economicidade, qualidade e sustentabilidade dos produtos.
Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Redes Sociais