Página inicial > Ultimas Notícias > Técnicos e pesquisadores da UFPA discutem implementação de projeto voltado para licitações sustentáveis

• Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 16h14

CAPA 02.07.2019 Reunião PROAD CEAMAZON Foto Alexandre de Moraes site 3

Dando prosseguimento à busca por novas práticas que garantam um sistema de gestão de uso de energia elétrica sustentável na Universidade Federal do Pará (UFPA), reuniram-se, esta semana, técnicos e pesquisadores, para discutir a implementação de um projeto voltado para licitações sustentáveis. O objetivo é otimizar a economia da Instituição e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente, por meio da atualização permanente de itens da Agenda de Compras, com a aquisição de materiais mais eficientes, que proporcionem um menor consumo de energia.

O encontro ocorreu na última segunda-feira, dia 2 de julho, no auditório da Pró-Reitoria de Administração (Proad), no Campus do Guamá. Os parceiros são: a Diretoria de Compras e Serviços da Proad, a Prefeitura do Campus da UFPA e os pesquisadores do Centro de Excelência e Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon).

O projeto trata da revisão das especificações dos materiais relacionados com a energia, como lâmpadas e aparelhos de refrigeração que são anualmente comprados pela Universidade, além da construção de um termo de referência para uma possível contratação de módulos fotovoltaicos.

373X212 02.07.2019 Reunião PROAD CEAMAZON Foto Alexandre de Moraes site 1Segundo a assessora da Proad Aline Casimiro, a iniciativa surgiu de duas motivações: a primeira delas é o Plano de Logística Sustentável/2019 da UFPA, aprovado pelo Conselho Universitário (Consun), no dia 24 de junho. O eixo 11 do PLS tem como objetivo a aquisição de materiais com atributos sustentáveis. Já o eixo 13 trata da gestão e eficiência energética.

A outra motivação foi a iniciativa do Ceamazon em realizar um estudo sobre a Eficiência Energética em Edificações da UFPA, apresentado pelos estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFPA), durante um workshop realizado em junho deste ano.

“A ideia é unir a necessidade administrativa com a competência técnica para aprimorar as contratações no âmbito da própria universidade”, disse Aline Casimiro.

Construção coletiva – O projeto será implementado com a construção coletiva dos documentos para as licitações, o acompanhamento técnico na elaboração desses documentos e com a realização da licitação. Também haverá avaliação da melhoria da qualidade e da eficiência dos produtos contratados.

373X212 02.07.2019 Reunião PROAD CEAMAZON Foto Alexandre de Moraes site 2Para a pesquisadora do Ceamazon Carminda Carvalho, é preciso prezar não só pelo preço como também pela qualidade do produto. E isso requer estabelecer com os fornecedores os itens necessários para garantir conforto, bem-estar e durabilidade. “A reunião foi muito produtiva e todos se mostraram bastante disponíveis em colaborar com a Instituição. Essa iniciativa poderá, inclusive, servir de exemplo para toda a sociedade”, afirmou.

Nesta primeira reunião, os participantes definiram como primeira ação o levantamento sobre a necessidade da identificação de alguns itens considerados de menor eficiência. Posteriormente, serão propostas contratações alternativas, que devem incluir as características de economicidade, qualidade e sustentabilidade dos produtos.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes