Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Maria Sylvia Nunes recebe título de Professora Emérita da UFPA
Início do conteúdo da página

Maria Sylvia Nunes recebe título de Professora Emérita da UFPA

  • Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 15h13

CAPA 28.06.2019 Homenagem a Maria Sylvia Nunes Foto Alexandre de Moraes site 1

Em uma noite de muita arte, com música e poesia, Maria Sylvia Nunes, professora e fundadora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, foi condecorada com o título de Professora Emérita da UFPA. A homenageada recebeu a honraria em cerimônia realizada no Teatro universitário Cláudio Barradas, no dia 28 de junho, sob os olhares de admiração de amigos, de antigos colegas de trabalho e de seguidores do seu legado, construído com a disseminação da arte na Região Amazônica.

Foi sob esses olhares e uma salva de palmas que Maria Sylvia Nunes entrou no teatro, acompanhada pelos professores Amir Haddad e Carlos Marcondes, primeiros docentes das turmas de Teatro na Universidade, e pelo atual diretor da ETDUFPA, professor Jaime Amaral. Maria Sylvia é o 48º docente a receber o título de Professor Emérito da UFPA, a primeira na área das Artes.

373X212 28.06.2019 Homenagem a Maria Sylvia Nunes Foto Alexandre de Moraes site 14Evolução do pensamento e da sociedade - “Toda vez que a Universidade atribui um título honorífico, ela o faz como expressão de seus valores correntes. Neste momento, é a estatura intelectual, ética e acadêmica da homenageada que nos move. São os valores da sabedoria, do compromisso com a evolução do pensamento e da sociedade, com a formação de pessoas para a compreensão do mundo e para a construção de bons sentidos para a vida que nos trazem aqui, hoje”, ressaltou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

373X212 28.06.2019 Homenagem a Maria Sylvia Nunes Foto Alexandre de Moraes site 9O título, aprovado unanimemente pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), é concedido a docentes cujas contribuições tenham sido proeminentes para a Universidade, para a sociedade e para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, dos serviços universitários e das políticas públicas, além daqueles que tenham produção intelectual, científica ou artística consideradas de potencial relevância.

De forma coletiva - Para Maria Sylvia, defensora da ideia de que a arte é construída de forma coletiva, a homenagem recebida se estende a todos aqueles que, com ela, ajudaram a construir o legado deixado para a Universidade. “O título que me foi outorgado pelo Conselho Universitário é reservado a professores aposentados da Universidade Federal do Pará. Eu, entretanto, gostaria de infringir essa regra de estreita individualização e compartilhar esta honra que acompanha o título com algumas pessoas. Algumas não, mas uma infinidade de pessoas e até uma instituição, a Escola de Teatro, hoje Escola de Teatro e Dança da UFPA.”

373X212 28.06.2019 Homenagem a Maria Sylvia Nunes Foto Alexandre de Moraes site 4A homenageada recorreu às palavras de Benedito Nunes, que dizia que “quando não encontramos palavras, recorre-se à Filosofia, quando esta não ajuda, recorre-se à poesia, e quando essa também não resolve, só a música salva”, para escolher três peças musicais que foram apresentadas em forma de agradecimento pela honraria a ela dedicada: “A alegria”, “A Música” e “Dedicatória”. A apresentação teve leitura interpretativa do professor da UFPA Marton Maués, canto do tenor Guto Ó de Almeida e acompanhamento ao piano de Ana Maria Adade, da Fundação Carlos Gomes.

373X212 28.06.2019 Homenagem a Maria Sylvia Nunes Foto Alexandre de Moraes site 8Uma história grandiosa de desafios - Maria Sylvia Nunes fundou, com Benedito Nunes, o Grupo Norte Teatro Escola do Pará (NTEP), que veio a originar, em 1962, o Serviço de Teatro da Universidade do Pará (STUP), atual Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Durante todos esses anos, o local tem sido lar e celeiro de várias gerações de artistas e pesquisadores das artes cênicas na Amazônia.

Na Escola, Maria Sylvia foi professora de História do Teatro, História do Espetáculo e Teoria do Teatro e a primeira diretora. Ela foi a responsável por trazer grandes nomes das artes no Brasil para integrarem o primeiro quadro de professores, como Amir Haddad, Carlos Marcondes e Yolanda Amadei.

373X212 28.06.2019 Homenagem a Maria Sylvia Nunes Foto Alexandre de Moraes site 6“Você poder construir, ao lado de uma amiga pessoal, um trabalho desta importância, de um pequeno sobrado na rua Quintino Bocaiúva, a gente vir para esta coisa enorme, que é a Escola de Teatro daqui, é algo muito bonito. E tudo nasceu desta pequena mulher que está aqui”, lembrou o professor Amir Haddad ao recordar o convite realizado pela então diretora da ETDUFPA.

Para o reitor da UFPA, a trajetória de Maria Sylvia Nunes ilustra o que é hoje a universidade pública no Brasil: “a cara do talento, do esforço para conhecer, da capacidade de inovar e desafiar padrões e ideias, e a cara da provocação à reflexão e à criação”, e foi desta forma que ela conseguiu tocar a vida daqueles que passaram por sua formação no mundo das artes.

373X212 28.06.2019 Homenagem a Maria Sylvia Nunes Foto Alexandre de Moraes site 16Legado de Maria Sylvia Nunes - Para o atual diretor da Escola de Teatro e Dança da UFPA, professor Jaime Amaral, a honraria concedida a Maria Sylvia se estende como um reconhecimento à mulher, à ETDUFPA e ao grande legado deixado por ela. “Pensar em garantir o conhecimento das artes dentro da Universidade é a Maria Sylvia. Ela é uma professora que tocou a todos nós desde que entrou nesta universidade, conquistando todo mundo e fazendo todos acreditarem que a arte é importante para sermos felizes”, pontuou.

373X212 28.06.2019 Homenagem a Maria Sylvia Nunes Foto Alexandre de Moraes site 12Esse pensamento também é compartilhado pelo professor Marton Maués, amigo pessoal escolhido pela homenageada para ler suas peças de agradecimento. “É uma honra para todos nós estarmos aqui, neste momento em que ela está recebendo esse título, por tudo o que ela representa para a cidade, para a Escola de Teatro e Dança e para nós, como pessoa e como artista. Maria Sylvia é uma das pessoas mais importantes que temos no Estado do Pará. Todas as homenagens ainda são poucas diante da grandeza dela”, ressaltou. O professor foi responsável por encerrar a noite de homenagens com uma apresentação surpresa do grupo de Palhaços Trovadores, que emocionou Maria Sylvia Nunes.

Texto: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página