Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp abre inscrições para seleção do PIBIC 2019

Propesp abre inscrições para seleção do PIBIC 2019

• Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 15h40

PIBIC UFPA 746X423 1

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) está com inscrições abertas para a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFPA. As bolsas ofertadas têm duração de 12 meses, valor de R$400,00, e estão vinculadas aos subprogramas PIBIC-AF/UFPA, PIBIC-UFPA/PcD e PIBIC/Fapespa. O prazo para submissão de propostas vai até o dia 12 de julho, de acordo com o edital.

A finalidade do PIBIC é apoiar a criação e a consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na universidade. Para isso, são concedidas bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a graduandos que recebem orientação de docentes, técnicos, coordenadores ou participantes de projetos de pesquisa registrados na Instituição.

O bolsista não pode ter vínculo empregatício e deve dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa, bem como não acumular a bolsa do programa com bolsa de outra agência de incentivo à pesquisa, de outras Instituições ou da própria UFPA. As três modalidades de bolsas têm duração de 12 meses, começando em agosto de 2019 até julho de 2020.

Regras para os bolsistas - Todos os bolsistas de Produtividade e de Desenvolvimento tecnológico do CNPq (PQ e DT) da UFPA que não tiverem concorrido ao edital 06/2019-Propesp estão livres para concorrer às bolsas, desde que alcancem a pontuação mínima de 200 pontos, demonstrada e validada na planilha de pontuação, nos últimos três anos (2016-2018).

Já os bolsistas de Produtividade e de Desenvolvimento Tecnológico do CNPq (PQ e DT) que foram contemplados com bolsa, no Edital 06/2019-Propesp, com pontuação mínima de 200 pontos, demonstrada e validada na planilha de pontuação, estão aptos a concorrer a somente uma bolsa.

Para o subprograma PIBIC-AF (Ações Afirmativas) poderão ser indicados para a bolsa apenas graduandos que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas (PIBIC-AF/UFPA), ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastrados na Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEST).

No subprograma PIBIC-UFPA/PcD (Pessoa com Deficiência) poderão ser indicados graduandos que ingressaram na UFPA por meio das cotas para pessoas com deficiência, ou PDs que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, igualmente cadastrados na SAEST.

Regras para orientador – O orientador deve coordenar pelo menos um projeto de pesquisa aprovado na sua Unidade e cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, cujo período de execução esteja em vigência este ano, e deve ter pontuação mínima de 200 pontos, conforme Planilha de Pontuação para Produção Científica disponível no Anexo I do edital.

O orientador deve indicar no SIGAA o bolsista, conforme orientações contidas no Anexo II do edital, que deverá ser aluno regularmente matriculado na UFPA e ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas em seu plano de trabalho.

Inscrições - As inscrições de projetos devem ser feitas pelo orientador no SIGAA, onde o pesquisador deverá cadastrar um projeto de pesquisa vigente, escolher o Edital 09/2019 – PIBIC, solicitar as cotas de bolsas, cadastrar os planos de trabalho, entre outras escolhas. A distribuição das cotas será efetuada com base na pontuação da planilha de pontuação da produção científica do pesquisador. O número de candidatos contemplados dependerá exclusivamente da ordem de classificação e da quantidade de bolsas disponíveis.

Entre os requisitos para participar do programa, como orientador, estão a necessidade de ser docente ou técnico do quadro permanente, professor aposentado com contrato de professor voluntário e atuação na pós-graduação stricto sensu, ou professor visitante da UFPA, com contrato de trabalho registrado na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep).

Inscrições para seleção do PIBIC 2019
Data: até 12 de julho
Inscrições devem ser realizadas no SIGAA
Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no site da Propesp e no edital