Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza Encontro Regional de Pesquisa Empírica em Direito

UFPA realiza Encontro Regional de Pesquisa Empírica em Direito

• Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 15h41

Direito1

Está aberto o prazo para submissão de trabalhos para o primeiro Encontro Regional Norte de Pesquisa Empírica em Direito. O evento, que será realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) no dia 09 de setembro, contará com grupos de trabalho com possibilidade de submissão de artigos, além de mesas, oficinas e momento cultural. Para participar do ERPED/Norte, é necessário fazer inscrição no site do evento. As vagas são limitadas e o prazo para submissão termina no dia 09 de agosto. Os participantes receberão certificado de 30 horas.

O encontro faz parte da Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED). A REED é uma organização formada por professores e pesquisadores que se dedicam a refletir, produzir e publicar pesquisas jurídicas com base empírica, isto é, baseadas em experiências vividas por estas pessoas. Esta é a primeira vez que acontece um encontro regional no Norte do país. A proposta do evento é estimular a pesquisa empírica do Direito.

“É importante estimular outras possibilidades de pesquisa para estudantes e pesquisadores do Direito, que, às vezes, ficam presos somente em pesquisas teóricas. Também é relevante compartilhar metodologias e técnicas de pesquisa para quem esteja iniciando esse tipo de pesquisa ou que queira conhecer outros horizontes”, explica a vice-diretora da faculdade de Direito da UFPA (FAD), Luanna Tomaz.

Podem se inscrever os estudantes de Direito e de outras áreas do conhecimento, que tenham o Direito como objeto de estudo. As inscrições devem ser realizadas on-line, no site da Escola Superior de Advocacia da OAB-PA. O valor das inscrições é R$20,00. São 100 vagas disponíveis.

O encontro é uma realização da UFPA, por meio do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), junto com a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil − Seção/Pará (OAB/ESA), a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA e a Rede de Estudos Empíricos em Direito. O local onde acontecerá a programação é o auditório Hailton Corrêa, nos altos do ICJ, no setor Profissional do Campus de Belém.

Submissões e GTs - Os trabalhos submetidos serão apresentados em grupos de trabalho, seguidos de debates intermediados por um debatedor e um moderador. Podem apresentar propostas, pesquisadores, estudantes de graduação e/ou pós-graduação em Direito e outras áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Um resumo expandido deve ser enviado até 9 de agosto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resumo de trabalho submetido para comunicação oral deve apresentar, até 500 palavras, o problema da pesquisa, os aspectos metodológicos da pesquisa empírica e os resultados parciais ou finais. Mais detalhes sobre a formatação dos resumos podem ser conferidos no edital para submissão de resumos.

Ao todo, serão quatro grupos de trabalho, entre os quais: Direitos humanos e grupos vulneráveis, Sistema penal e direitos humanos, Direito urbanístico e ambiental, e Dinâmicas do sistema de justiça. Os GTs vão acontecer pela manhã, a partir das 10h15.

Oficinas - As três oficinas ofertadas são no turno da tarde e serão ministradas por professores da UFPA e de outras universidades, como o Centro Universitário do Pará (Cesupa), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade da Amazônia (Unama). Os temas das oficinas são: Pesquisa etnográfica no Direito, Pesquisa documental e teorização dos dados no Direito, e Pesquisa quantitativa/qualitativa.

Encontro Regional Norte de Pesquisa Empírica em Direito
Data: 09 de setembro de 2019
Horário: das 8h30 até 18hLocal: auditório Hailton Corrêa, no ICJ (Setor Profissional do Campus Belém)
Submissões até 09 de agosto de 2019