Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição "Abstrações, releituras de um acervo" pode ser vista até 20 de julho

Exposição "Abstrações, releituras de um acervo" pode ser vista até 20 de julho

• Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 15h40

CONVITE ASCOM UFPAAté o próximo dia 20 de julho, o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) estará com a exposição Abstrações, releituras de um acervo aberta para visitação. A exposição tem curadoria da diretora do Museu da UFPA, professora Jussara Derenji, e busca chamar atenção para a importância da participação de instituições e da sociedade civil na formação de acervos dos museus públicos, em especial dos museus universitários.

Nela, são apresentadas 11 das 16 obras recebidas por doação do Instituto Itaú Cultural, por meio do edital da Funarte. São destaques ainda obras da artista Selma Daffré, que, em 1990, realizou oficinas no Museu da UFPA, doando, na ocasião, os estudos e os exercícios realizados naquele período, que já faziam parte do acervo da instituição.

Além das obras de Daffré, também foram recebidas gravuras de artistas como Maria Bonomi, Burle Marx e Renina Katz. Com as novas doações, o Museu agora abriga 1.560 obras, em grande maioria provenientes de doações de instituições, artistas e colecionadores.

No segundo andar, a mostra Terra tem obras de artistas que trabalham uma temática amazônica, com enfoque em sustentabilidade, questão indígena e destruição das florestas, parte da doação da Fundação Bozano. Esta exposição tem autores como Arcanjo Ianelli e Tomie Ohtake.

Núcleo Memória da UFPA – No andar principal do Museu, há um espaço reservado para a memória da instituição. Entre as peças expostas está uma nova perspectiva da escultura La Sirene, primeira peça adquirida pelo museu, em 1960. A escultura é uma réplica do original em mármore, abrigada no complexo de museu e pesquisa Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

No mesmo andar, foi recolocada a placa em homenagem a Augusto Montenegro, primeiro proprietário do edifício em que hoje é o museu. A placa foi feita pelo artista francês Maurice Blaise, autor do Monumento aos Intendentes, no Bosque Rodrigues Alves, e idealizador do brasão da cidade de Belém.

Campanha em apoio ao MUFPA - A Associação de Amigos do Museu da UFPA iniciou, no dia 24 de maio de 2019, uma campanha em apoio ao Museu da UFPA. A Associação busca colaborar com as ações do Museu, em benefício da Educação e da Cultura no Estado do Pará. Para saber como você também pode ajudar o MUFPA, acesse aqui.

Exposição “Abstrações, releituras de um acervo”
Período: até 20 de julho
Local: Museu da UFPA (Av. Gov. José Malcher, 1192)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA