Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA organiza o XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

UFPA organiza o XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 14h11

CSBC

O Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia vai receber de 14 a 18 de julho o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação-CSBC 2019. A 39ª edição do evento é organizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento por meio da aba Inscrições no site do evento.

O evento, que é realizado anualmente desde 1980, tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil. Ele também promove e incentiva a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional, além de ser uma oportunidade de visibilizar os trabalhos de pesquisa produzidos na UFPA e em outras instituições.

O tema do CSBC 2019 é "Computação e Responsabilidade Socioambiental” e foi escolhido porque a cidade-sede, Belém, é a porta de entrada para a Amazônia. Desta forma, o  evento vai envolver questões ambientais nos debates científicos, como o excesso de lixo eletrônico e o desperdício de recursos causado pela ausência de reciclagem de componentes eletrônicos. O congresso tem entre seus objetivos a promoção e estímulo às discussões que façam a sociedade se conscientizar e refletir sobre as responsabilidades no contexto da computação.

“Temos construído muitas máquinas e novas tecnologias e pouco tem se preocupado com o que será feito com esse equipamento daqui a alguns anos O que será feito com todo esse lixo eletrônico? Nós temos que pensar em produzir tecnologias com mais responsabilidade”, afirma Marcelle Pereira Mota, professora da Faculdade de Computação (Facomp/UFPA) e integrante da comissão organizadora do evento.

Público-alvo - É composto por profissionais, professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de todos os estados brasileiros e do exterior. O congresso também contará com dezenas de palestrantes convidados, entre eles, um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informação (MCTIC). A expectativa de público do CSBC 2019 é de mais de 1.200 participantes.

Programação - O CSBC é contará com apresentações de trabalhos científicos, mesas-redondas, cursos, debates, oficinas, reuniões, simpósios, jornadas, fóruns, workshop, competição científica e concursos de teses e dissertações. Ao todo, serão realizados 22 subeventos ao longo dos cinco dias do congresso, envolvendo as diversas áreas da computação.

No âmbito acadêmico, haverá apresentação de resultados de pesquisa em eventos tais como SEMISH (Seminário Integrado de Software e Hardware), WPerformance (Workshop sobre Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação), CTD (Concurso de Teses e Dissertações) e WEI (Workshop sobre Educação em Computação).

O CSBC 2019 contará também com as JAI (Jornadas de Atualização em Informática) que visa a atualização técnica de profissionais e acadêmicos em diversas áreas da Computação. O SECOMU (Seminário sobre Computação na Universidade) reunirá a comunidade para discutir temas de interesse nacional no quadro político-científico da Computação no Brasil. Já o COMPUTEC (Seminário de Computação e Mercado) aborda a área de Computação de uma perspectiva da tecnologia e da inovação, promovendo a cooperação e a interação entre universidades, empresas, sociedade e os diferentes níveis e esferas de governo.

XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
Data: 14 a 18 de julho
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (Av. Doutor Freitas, s/n)
Inscrições: on-line, com valores variados
Mais informações no site do evento.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA