Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto incentiva meninas do Ensino Médio e do Fundamental a seguirem a área de Computação

• Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h13

menina pai d égua

Incentivar meninas do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental a seguirem cursos na área de Computação e suas tecnologias — este é o objetivo do Projeto Meninas Pai d’Éguas da Universidade Federal do Pará (UFPA), que estará na programação do WIT, evento que discute questões de gênero e Tecnologia de Informação (TI) no Brasil. O evento faz parte do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que ocorre de 14 a 18 de julho, no Hangar Centro de Convenções.

Parceiro regional do programa Meninas Digitais, o projeto Meninas Pai d’Éguas possui ações que visam incentivar a atuação de mulheres na área da Computação. Dentre elas estão: minicursos e oficinas, dinâmicas, palestras com profissionais que atuam na área, e a realização de eventos. Para conseguir alcançar o público-alvo do projeto, as professoras entram em contato com escolas públicas e propõem a realização as atividades.

“A maioria das mulheres que ingressam no Ensino Superior em cursos tecnológicos desiste no primeiro ano da graduação. Sendo assim, é preciso divulgar a área de Computação e suas tecnologias para as meninas, a fim de desmitificar que essa área é apenas para homens”, afirma Fabíola Araújo, uma das Coordenadoras do projeto.

WIT -Women in Information Technology é uma iniciativa para discutir questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil. Organizado na forma de palestras e painéis, o workshop debate problemas relacionados com a mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados focam em educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. O Programa é direcionado às alunas do Ensino Fundamental, Médio e Tecnológico, para que conheçam melhor a área de Informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas.

WIT (Women in Information Technology) - Projeto Meninas Pai d’Éguas
Data: 15 e 16 de julho
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Doutor Freitas)
Horário: A partir das 9h