Página inicial > Ultimas Notícias > Turma de Letras de São Caetano de Odivelas promove Primeira Resenha Acadêmica

Turma de Letras de São Caetano de Odivelas promove Primeira Resenha Acadêmica

• Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h11

Resenha Acadêmica SãoCaetano

A turma de Letras/2019 do Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas (NUSC), vinculado ao campus universitário de Castanhal, promoveu a 1ª Resenha Acadêmica, tratando do tema “O Boi de Máscaras na cultura popular odivelense”. O objetivo da programação foi apresentar as práticas e os saberes locais e os estudos e pesquisas sobre estas à comunidade acadêmica e aos interessados em geral, com a promoção e proposição de ações colaborativas entre universidade e sociedade.

Para o discente Rondinell Aquino, natural de São Caetano, a resenha é importante porque “além de proporcionar a interação entre os discentes, tanto nativos como de outras localidades, fortalece a identificação dos brincantes de boi com a manifestação, pois na resenha a participação é aberta”.

Resenha Acadêmica SãoCaetano1O pensamento é compartilhado pela aluna Larissa Pontes, de Santo Antonio do Tauá. “Aprendendo mais sobre essa riqueza cultural, poderei repassar mais adiante o que aprendi”, pontuou. O que também foi ressaltado por Eduardo da Paz, aluno natural de de Castanhal. Para ele, a Resenha proporcionou “uma oportunidade dos discentes de Letras conhecerem a cultura odivelense e reconhecerem a identidade local, de modo a agregar estas práticas na formação do licenciado”.

O coordenador acadêmico do NUSC, professor José Guilherme Fernandes, informou que a Resenha Acadêmica já faz parte do calendário do Núcleo, com uma nova edição maracada para o dia 3 de agosto de 2019, sob o tema “Comunidades Tradicionais e Unidades de Conservação”.

Boi de Máscaras - Paralelamente à Resenha, foi realizada também a exposição “Boi de Máscaras: imagens e formas”. A exposição poderá ser visitada até o dia 20 de julho de 2019, na sede do Núcleo, com mostra fotográfica e de objetos e vestuários desta manifestação da cultura popular odivelense, que marca a identidade local mediante a dança dramática originária do município.

Texto: José Guilherme Fernandes e Rondi Palha - Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas

Fotos: Felipe Carmo