Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Eclipse lunar poderá visto em Belém com ajuda do Núcleo de Astronomia da UFPA
Início do conteúdo da página

Eclipse lunar poderá visto em Belém com ajuda do Núcleo de Astronomia da UFPA

  • Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 15h44

EclipseLunar2019

Nesta terça-feira, 16 de julho, os moradores de Belém e região terão a oportunidade de acompanhar um eclipse lunar parcial. Para vivenciar este momento de contemplação de forma mais detalhada, o Núcleo de Astronomia da UFPA irá disponibilizar diversos telescópios para observação, a partir das 18h, na orla da UFPA, próximo ao Complexo do Vadião. A participação é livre e não requer inscrição.

O fenômeno está previsto para começar a acontecer por volta das 17h, com término previsto para 20h, e ápice às 18h30.  Além do eclipse lunar parcial, os planetas Júpiter e Saturno também estarão visíveis durante toda a noite.  “Com a observação de eventos como o eclipse lunar, o Nastro oportuniza à comunidade observar um fenômeno astronômico relativamente raro, pois acontece poucas vezes durante o ano e nem sempre é visível em nossa região”, explica Igor Coimbra, Coordenador de Extensão do Nastro.

Durante a programação, bolsistas e colaboradores dos projetos estarão disponíveis para explicar fenômenos astronômicos e mostrar os planetas que podem ser observados.

“Além de despertar o interesse pela Astronomia, essas atividades visam divulgar a ciência para aqueles que não possuem oportunidades de conhecê-la ou tem pouco contato com ela.  Deste modo, promover atividades de extensão da UFPA e mostrar que em muitas destas a comunidade pode ser inserida, é extremamente importante para ambas as partes, sociedade e Universidade”, ressalta Eliezer Duarte, bolsista do projeto.

As observações astronômicas são abertas ao público de todas as idades e níveis de instrução, assim como outras atividades do Nastro, como as Quartas Astronômicas, que são palestras sobre Astronomia que ocorrem todas as quarta-feiras a partir das 18h.

Núcleo de Astronomia da UFPA - O Nastro é um Centro de Ciências que visa contribuir para divulgação e popularização da Astronomia na Amazônia, e colaborar com as Instituições de Ensino, especialmente as escolas públicas do Pará. Atualmente, o Nastro conta com vários voluntários de diversos cursos, entre eles Física, Ciências Naturais, Engenharias e Letras.

Além de promover atividades de observação, o Núcleo realiza frequentemente apresentações sobre Astronomia e Astronáutica voltadas para turmas de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, que visitam o espaço do projeto. Todas as atividades são realizadas principalmente por discentes (monitores, colaboradores e bolsistas) sob a orientação dos professores que compõem a equipe do projeto.

Serviço:
Observação do eclipse lunar parcial
Data: 16 de julho de 2019
Local: Orla da UFPA
Evento gratuito

Acompanhe a agenda de atividades do Nastro aqui.

Texto: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página