Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Embaixada dos EUA seleciona estudantes do Ensino Médio para o Programa Jovens Embaixadores
Início do conteúdo da página

Embaixada dos EUA seleciona estudantes do Ensino Médio para o Programa Jovens Embaixadores

  • Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 15h10

banner JE2020

Os alunos do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAP) e bolsistas da Iniciação Científica do Ensino Médio na UFPA podem participar da seleção do Programa Jovens Embaixadores. A iniciativa oferece um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes do Ensino Médio da rede pública brasileira que possuam excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social. Os interessados devem fazer pré-cadastro até o dia 11 de agosto, na página do facebook ou no site do Programa.

O Jovens Embaixadores é organizado oficialmente pelo Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos. Foi criado em 2002 e tem como público-alvo os estudantes brasileiros do Ensino Médio de escolas públicas que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O objetivo desta 18ª edição é desenvolver as habilidades dos estudantes para o ambiente de constante transformação do século XXI. Desta forma, o programa oferece uma oportunidade de intercâmbio para jovens que buscam resolver um problema em suas respectivas comunidades, por meio de ações criativas e inovadoras, de modo a ampliar os horizontes dos alunos selecionados. Além disso, a ação favorece o estreitamento de laços diplomáticos entre Brasil e EUA.

Pré-requisitos para participar - O estudante que tiver interesse em participar da seleção deve, obrigatoriamente, atender a todos os pré-requisitos a seguir: ser brasileiro; ter entre 15 e 18 anos; ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira; possuir boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; contar com perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; e estar atualmente engajado em iniciativa de impacto social em sua comunidade por, no mínimo, seis meses. Outros requisitos para a seleção podem ser conferidos no edital.

A seleção - O candidato deve fazer cadastro no site do Programa Jovens Embaixadores. O processo seletivo possui seis etapas e consiste em preencher um pré-cadastro (etapa 1) e, se aprovado, preencher o formulário de inscrição on-line e anexar os documentos comprobatórios de todos os pré-requisitos (etapa 2). Toda a documentação carregada no sistema digital do JE é enviada para as Instituições Parceiras (IPs) e, após análise (etapa 3), o candidato será ou não aprovado para realizar o exame escrito (etapa 4) e oral. Se aprovado nesta etapa, ocorre a visita à residência (etapa 5).

Os aprovados nessas etapas participarão da seleção nacional (etapa 6) para a escolha dos jovens brasileiros que entrarão no programa Jovens Embaixadores e viajarão para os Estados Unidos em janeiro de 2020, com todas as despesas pagas. Fica a cargo dos selecionados apenas o custeio com a emissão do passaporte, caso não possuam.

Programação nos EUA - Durante as três semanas de intercâmbio, os estudantes participarão de oficinas e atividades sobre justiça social, empoderamento juvenil, liderança, empreendedorismo social e visitarão pontos turísticos. Além disso, passarão por uma experiência de imersão sociocultural, ao ficarem hospedados em casas de famílias norte- americanas. Também vão participar de atividades em escolas regulares de Ensino Médio, fazer apresentações sobre o Brasil, conhecer e envolver-se em atividades de voluntariado e elaborar ou aprimorar seus projetos de empreendedorismo e/ou impacto social.

Os participantes, na parte final do intercâmbio, irão participar de reuniões de avaliação do programa, finalizar seus projetos de empreendedorismo/impacto social e se preparar para voltar ao Brasil. Ao final, os Jovens Embaixadores devem apresentar um esboço do projeto de empreendedorismo/impacto social a ser implementado em suas comunidades de origem.

Serviço:
Seleção para o Programa Jovens Embaixadores
Data limite para pré-cadastro: até 11 de agosto
Pré-cadastro deve ser realizado na página no facebook ou no site do Programa
Podem participar os alunos de nível médio de escolas públicas e bolsistas de Iniciação Científica do Ensino Médio
Mais informações podem ser consultadas no edital.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reproduçao/Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página