Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes da UFPA proporcionam visitas guiadas ao Museu Emílio Goeldi

Estudantes da UFPA proporcionam visitas guiadas ao Museu Emílio Goeldi

• Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 15h19

PVZ Foto1

Estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam, por meio do projeto “Visitação em Parque Zoológico: educação ambiental, ecologia e zoologia na Amazônia", passeios monitorados com visitantes do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O objetivo do projeto, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é disponibilizar à comunidade o conhecimento científico por meio das visitas ao Museu.

O projeto, que existe há 3 anos, surgiu da necessidade de colocar em prática os conteúdos abordados em sala de aula no curso de Turismo, em consonância com a possibilidade de começar a disponibilizar monitores para visitas guiadas no Museu Emílio Goeldi. Segundo o professor Fabrício Mendes, oordenador do projeto, oferecer esse tipo de serviço para a comunidade é de extrema importância.

“O visitante recebe conhecimento, informações e orientações corretas de pessoas competentes no assunto, não correndo o risco de obter informações equivocadas durante a visita ao MPEG. Além disso, muitas vezes os visitantes desconhecem a estrutura interna do Museu Goeldi, como monumentos e as trilhas, chegando até mesmo se perder nas dependências internas. Assim, os discentes participantes tornam uma a visita mais agradável e prazerosa aos visitantes”, explica.

Para Clarissa Santos, monitora do Projeto, é gratificante poder participar do projeto e acompanhar os visitantes do MPEG. “Através do projeto, apresentamos informações que muitos deles não tinham ideia anteriormente. Além do conhecimento que passamos sobre educação ambiental”, ressalta.

Como participar? - O projeto, até o momento, aceita somente estudantes do curso de Turismo, embora esteja sendo conversada a possibilidade de participação de discentes de outros cursos. Dependendo da demanda do projeto, são feitas seleções ou convites para novos integrantes. Os selecionados passam por um treinamento para que possam conhecer melhor toda a estrutura do MPEG, assim como as questões da ecologia, zoologia e educação ambiental do parque.

Após o treinamento, os monitores passam a frequentar o Museu no aguardo dos visitantes que desejam ter uma visita guiada. Os monitores são identificados por suas camisas, e estão sempre posicionados ao lado do banner do projeto, na entrada do MPEG. Sempre há pelo menos um monitor durante todo o horário de funcionamento do Museu, que abre de terça à domingo, das 9h às 17h.

Clarissa Santos explica que participar do projeto também contribui para o crescimento acadêmico e profissional com a possibilidade de vivenciar uma experiência também fora do ambiente acadêmico. “O Projeto demonstra na prática, alguns assuntos falados em sala de aula e isso serve de apoio na vida acadêmica, além de contribuir para o meu futuro profissional”, comenta.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA